Mas o que tornou 2025 tão especial?
Em primeiro lugar, a celebração dos 120 anos em Portugal. Mais do que assinalar uma data simbólica, permitiu reforçar uma história de crescimento partilhado: a Siemens evoluiu com o país, ajudou Portugal a transformar-se e está focada em projetar o seu futuro.
A campanha multimeios “120 anos a transformar o futuro com Portugal” traduziu de forma clara este posicionamento, afirmando a empresa como parceira estratégica para um país mais tecnológico, sustentável e resiliente.
O destaque dado aos três pilares que orientam a atuação da Siemens – pessoas, tecnologia e sustentabilidade – e o envolvimento direto dos colaboradores como protagonistas deram autenticidade à campanha e aproximaram ainda mais a marca da sociedade, dos seus clientes e parceiros e de quem a constrói todos os dias.
Em 2025, a Siemens acelerou a transição para empresa tecnológica líder, reforçando a sua capacidade de inovar em áreas como a inteligência artificial, gémeos digitais, metaverso industrial, análise de dados e cibersegurança. Para isso, muito contribuíram os hubs tecnológicos instalados em Portugal, que levaram à consolidação do país como uma das seis regiões mais relevantes para o desenvolvimento global de tecnologias essenciais à Siemens, ao mesmo nível de mercados como a Alemanha, Estados Unidos ou China.
Momentos marcantes
Entre as iniciativas que marcaram o ano, o Siemens Tech Day assumiu particular destaque. A segunda edição deste evento reuniu especialistas de empresas como a NVIDIA, Google Cloud ou Red Bull Racing para refletir sobre inovação, metaverso e o impacto das novas tecnologias no futuro do trabalho, entre outros temas fundamentais.
Aberto ao público, o Tech Day reforçou a ambição da Siemens em criar espaço para o diálogo sobre os desafios mais urgentes da atualidade e aproximar a tecnologia de profissionais, estudantes e cidadãos.
Neste evento foi apresentado o relatório “Visões de Futuro – Setores estratégicos que impulsionam Portugal”, desenvolvido em parceria com 12 associações empresariais que representam mercados verticais críticos para o crescimento e desenvolvimento do país. Este documento foi concebido para servir de ponto de partida para um debate mais alargado, que promova a construção de pontes e o desenvolvimento de soluções capazes de apoiar os diferentes setores nas suas metas de digitalização e sustentabilidade.
A Gala que celebrou, no final de novembro, os 120 anos da Siemens em Portugal foi outro dos grandes momentos do ano. O evento juntou centenas de parceiros e stakeholders de referência, do mundo empresarial ao universo associativo, de membros do Governo a colaboradores nacionais e internacionais da Siemens e foi um espelho fiel do compromisso da Siemens Portugal com o desenvolvimento do País, da sua economia e da sua sociedade.
Adicionalmente, várias ações de responsabilidade corporativa e iniciativas nas redes sociais reforçaram a ligação da marca ao público e permitiram envolver novos segmentos na discussão sobre o futuro tecnológico e sustentável do país. Entre estas iniciativas destaca-se o “Tech to Act”, um projeto desenvolvido em parceria com o Observador, com foco nas tecnologias que estão a transformar o futuro, como a inteligência artificial, o metaverso industrial, o low code ou a user experience.
Estratégia coerente e ambiciosa
Como afirmou Hugo Modesto, diretor de comunicação da Siemens, “a distinção de Marca do Ano reconhece uma estratégia coerente e ambiciosa, assente num legado de 120 anos, mas claramente orientada para o futuro, onde queremos continuar a reforçar a marca Siemens como uma referência tecnológica, como empregador de excelência e com uma proximidade cada vez maior aos nossos clientes e parceiros, pois só desta forma continuaremos a criar um amanhã melhor”.
Num ambiente empresarial cada vez mais competitivo, o ano de 2025 permitiu à Siemens Portugal reforçar a perceção pública e sectorial de uma empresa que sabe combinar legado e inovação — unindo a experiência de mais de um século de presença no país a uma cultura organizacional vibrante, jovem e orientada à inovação e à tecnologia.
Essa combinação traduz-se numa abordagem que privilegia não apenas o desenvolvimento tecnológico, mas também a formação e valorização de talento, elementos fundamentais para o crescimento sustentado da empresa. A aposta contínua na colaboração com universidades e demais instituições de ensino, na criação de emprego qualificado e no investimento em centros de I&D tem permitido à Siemens manter-se na linha da frente e influenciar o ritmo de inovação em áreas críticas
Transformar o futuro com Portugal
O ano de 2025 foi, em suma, memorável para a Siemens Portugal. Mas a cultura da empresa não permite viver apenas do presente – muito menos ficar a contemplar o passado. A Siemens entra já em 2026 pronta para novos desafios, com uma estratégia clara: reforçar a sua posição enquanto empresa tecnológica de referência e aprofundar o seu papel como parceira estratégica nos objetivos de descarbonização e digitalização dos seus clientes, de áreas tão críticas como a energia, as infraestruturas, a mobilidade e a saúde.
O objetivo passa por manter a relevância num mercado cada vez mais dinâmico, através de inovação contínua, expansão de competências em Portugal e atuação em setores estratégicos como o hidrogénio verde, mobilidade elétrica, centros de dados ou portos.
O propósito mantém-se inalterado: transformar o futuro com Portugal e, tal como aconteceu ao longo destes 120 anos, contribuir de forma decisiva para o progresso do País.

