O Instagram é a rede social com maior crescimento de utilizadores

Apesar da concorrência do Facebook e do TikTok quanto ao número de utilizadores, com ambas a permanecerem no topo, o Instagram não dá esta corrida por perdida, mantendo um ritmo grande no crescimento de utilizadores. Prevê-se que, até ao final desta década, apresente um aumento de 17,8 % no número de utilizadores para 1,65 mil milhões em 2029, de acordo com um estudo da OnlyAccounts.

Instagram é a rede social com um crescimento maior de utilizadores

Já passaram quatro anos desde que o Instagram atingiu uma base de mil milhões de utilizadores, contribuindo para que a rede social ultrapassasse o TikTok e se tornasse na plataforma de redes sociais com o crescimento mais rápido.

Embora o TikTok tenha registado o maior crescimento de utilizadores nos últimos quatro anos, com a sua base de utilizadores global a disparar 202 % entre 2019 e 2023, quatro vezes mais do que o Instagram, isso vai mudar. De acordo com uma pesquisa da Statista Market Insights, o TikTok está prestes a ver uma desaceleração significativa no crescimento do utilizador, ajudando o Instagram a ultrapassar o lugar de liderança.

As estatísticas mostram que a base global de utilizadores do Instagram irá crescer cerca de 250 milhões ou 17,8 % nos próximos cinco anos, apresentando o maior aumento entre as principais plataformas de redes sociais. O Facebook segue-o de perto com uma taxa de crescimento de 17,1 % neste período e cerca de 480 milhões de novos utilizadores. O Snapchat ficou em terceiro lugar nesta lista, com um crescimento previsto de 15 % e 95 milhões de novos utilizadores.

Além de liderar o crescimento do número de utilizadores, o tempo médio de utilização do Instagram também disparou. De acordo com o relatório “Digital 2024 Global Statshot”, cerca de 17 % de todos os utilizadores de redes sociais, com idades compreendidas entre os 16 e os 64 anos, consideraram o Instagram a sua plataforma de redes sociais favorita, mais 1 % do que o Facebook e duas vezes mais do que o TikTok.

O mesmo relatório mostra que os utilizadores de Android passam, em média, quase 17 horas por mês a utilizar o Instagram, mais quatro horas do que no ano passado, e o quarto maior período de tempo no espaço das redes sociais. O TikTok continuou a ser o rei absoluto nesta categoria, com uma média de 31 horas e 43 minutos passadas a utilizar a aplicação num mês, ou seja, mais oito horas do que no ano anterior.

João Bernardo

Terça-feira, 24 Setembro 2024 12:39


PUB