Lidl e Havas Media n’O Escritório do Agency Scope

O Lidl lidera o ranking das campanhas mais destacadas pelos 148 anunciantes entrevistados, no estudo Agency Scope 2019/2020, da consultora da indústria da Comunicação e do Marketing Scopen, seguido da NOS e da Vodafone. O Escritório posiciona-se como a agência criativa mais mencionada nos rankings, enquanto, do lado das agências de meios, essa posição é assumida pela Havas Media.

 

O Top 10 das campanhas destacadas inclui seis empresas nacionais, nomeadamente, a NOS, a Super Bock, a MEO, o Turismo de Portugal, o Continente e a Sumol, o que, de acordo com o estudo, “destaca a importância que as marcas nacionais têm no mercado”.

Já do ponto de vista do Marketing, a Apple é a empresa mais reconhecida, em Portugal, seguida da Nike e do Lidl, que ocupam a segunda e a terceira posição, respetivamente.

Tiago Simões (Continente), Filipa Appleton (Lidl) e Rita Torres Baptista (NOS) foram os marketeers mais mencionados, entre os pares.

Ainda em relação aos profissionais “mais admirados”, nas agências criativas, Nuno Jerónimo (O Escritório), Edson Athayde (FCB Lisboa) e Tomás Froes (Partners), são os nomes em destaque. Nas de meios, o maior reconhecimento é atribuído a Sandra Alvarez Baptista (PHD), Luís Mergulhão (Omnicom Media Group) e Francisco Teixeira (Initiative).

No que concerne às agências criativas, O Escritório é a única agência que integra o Top 3 de todas as categorias analisadas, nomeadamente: Conhecimento Espontâneo, Atratividade, Exemplaridade, Ranking Global de Perceção de Mercado e de Avaliação de Clientes.

Com quatro menções, encontra-se a Bar Ogilvy, que lidera o Top do Conhecimento Espontâneo e da Avaliação de Clientes, estando ainda em segundo lugar, na Atratividade, e em terceiro, na Perceção de Mercado.

A Partners foi destacada em três categorias, nomeadamente, nas de Conhecimento Espontâneo, Atratividade e Exemplaridade.

A Fuel (Atratividade), a Havas (Perceção de Mercado), a Nossa e a Wunderman Thompson (Avaliação de Clientes) contam, cada, com uma menção.

Em termos de agências de meios, e considerando as mesmas categorias, é a Havas Media a única a estar presente nos Top 3, garantindo o primeiro lugar em quase todos, à exceção do Ranking Global de Avaliação de Clientes, que é liderado pela PHD.

A Initiative é a segunda agência de meios com mais destaque, integrando os rankings do Conhecimento Espontâneo, da Atratividade, da Exemplaridade e da Perceção de Mercado.

Com duas menções estão a OMD, a Arena Media: dividem o terceiro lugar, no Ranking Global de Perceção de Mercado, ao qual somam, respetivamente, o segundo lugar no Conhecimento Espontâneo, e o terceiro, na Exemplaridade.

A estas, junta-se a WaveMaker, que está – juntamente com a Havas Media – na primeira posição do Top Conhecimento Espontâneo, e em segundo, no Ranking Global de Avaliação de Clientes.

A MediaCom e a Carat surgem destacadas uma vez: ocupando, por ordem, os terceiros lugares do Ranking da Avaliação dos Clientes e do Top da Atratividade.

briefing@briefing.pt

 

Segunda-feira, 20 Janeiro 2020 12:15


PUB