O aumento de receitas de circulação em 1,7% não foi suficiente para anular as quebras registadas nos produtos de marketing alternativo, que atingiram 52% e da publicidade que registou uma diminuição de 4,9%.
Este trimestre foi caracterizado por um contexto macroeconómico adverso, com reduções do rendimento disponível e expectativas negativas sobre o desempenho económico futuro, o que se materializou em quebras significativas no investimento publicitário, que se fizeram sentir com maior intensidade nos segmentos de imprensa não diária.
O EBITDA consolidado no período ascendeu a 4,3 milhões de euros, ou seja uma quebra de 7,9% face ao mesmo período de 2010, apesar a ligeira melhoria verificada na margem EBITDA em 0,1pp para 14,5%.
Os resultados financeiros verificaram uma melhoria significativa para 3,3 milhões de euros, valor que compara com resultados negativos de 9,3 milhões verificada no primeiro trimestre de 2010. Esta variação é explicada pela variação da cotação de mercado da ZON Multimédia, onde a empresa detinha, no final do trimestre, uma participação de 4,9%.
Margem do segmento dos jornais atinge 21% no primeiro trimestre
O segmento de jornais da Cofina registou, no primeiro trimestre, receitas totais de 22,6 milhões de euros, o que se traduz num diminuição de 6,1% face ao primeiro trimestre de 2010.
As receitas de circulação aumentaram 2,1% para 11,9 milhões de euros. Neste domínio é de destacar a boa performance do jornal Correio da Manhã, que vendeu em média mais de 127 mil exemplares por dia, ou seja, um crescimento de 1,4% face à média do ano de 2010. As receitas de publicidade a registarem um decréscimo year-on-year de 3,2% face ao primeiro trimestre de 2010. As receitas de marketing alternativo caíram mais de 46% para 1,6 milhões de euros.
O EBITDA do segmento de jornais registou uma ligeira quebra de 0,6%, tendo atingido 4,8 milhões de euros. A margem EBITDA progrediu para os 21%, ou seja, mais 1,1pp do que no período homologo.
Em termos de publicações diárias detidas pela Cofina, e de acordo com os últimos dados disponibilizados pela APCT para o ano de 2011, o Correio da Manhã reforçou, mais uma vez, a sua liderança, atingindo uma quota de mercado no segmento de jornais diários generalistas de 45,9%.
Receitas de Circulação das revistas sobem 0,4%
As receitas totais do segmento de revistas atingiram cerca de 6,9 milhões de euros, tendo diminuído 14,7% face ao primeiro trimestre de 2010.
As receitas de circulação registaram um ligeiro crescimento de 0,4% atingindo mais de 4 milhões de euros. Também neste segmento, os produtos de marketing alternativo registaram uma quebra de 64,8%. As receitas de publicidade acompanharam a tendência de retracção dos investimentos publicitários do mercado, tendo recuado 11% neste período para 2,3 milhões de euros.
Fonte: BAN