Maioria dos marketeers otimista para 2025

O otimismo em relação aos negócios em 2025 parece ser maior, com 65 % dos profissionais de Marketing a esperarem melhores condições comerciais, embora as expetativas em relação ao orçamento de marketing não sejam tão positivas. As conclusões são do “The Voice of the Marketer 2025”, um novo relatório da WARC.

Cerca de 34 % dos profissionais de marketing esperam que os orçamentos aumentem em 2025

Os profissionais de Marketing estão “bastante otimistas” em relação ao ambiente empresarial para 2025. Dois em cada três (65 %) esperam que a atividade melhore no próximo ano, o valor mais elevado dos últimos três anos. No entanto, a escalada dos conflitos geopolíticos e a implementação de políticas comerciais ameaçam o progresso. Quase três quartos (72 %) dos marketeers pensam que as condições económicas terão um impacto significativo na sua estratégia de marketing em 2025.

Consequentemente, parecem menos otimistas quanto ao aumento dos orçamentos de marketing para o próximo ano: apenas um terço (34 %) espera que aumentem (41 % no ano passado). No entanto, são mais os que parecem esperar que os aumentos orçamentais do ano passado sejam mantidos (44 % em comparação com 39 % em 2023), do que aqueles que esperam orçamentos mais baixos (22 % em comparação com 20 % no ano passado).

Investimento em publicidade

O investimento global em publicidade está a caminho de ultrapassar um trilião de dólares pela primeira vez este ano e deverá crescer 7,6 % em 2025, de acordo com as últimas previsões de gastos em publicidade da WARC Media. A investigação sugere que os canais digitais continuarão a ter prioridade em relação aos meios de comunicação tradicionais.

“O relatório ‘The Voice of the Marketer’ explora o pensamento alargado dos profissionais de Marketing sobre orçamentos, canais de media, medição e planos de investimento. Esperamos que os leitores considerem úteis os conhecimentos descritos neste relatório quando começarem a finalizar os seus planos de marketing para o próximo ano”, afirma a analista sénior da WARC Isabel Cleaver.

Quase metade dos marketeers (44 %) destacou a fragmentação dos media e das audiências como um dos maiores motivos de preocupação em 2025, um aumento de nove pontos percentuais em relação ao ano passado. Juntamente com os desafios, existem mais oportunidades para experimentar alcançar e envolver os consumidores.

A maioria dos profissionais de Marketing (93 %) utiliza uma ou mais técnicas de medição, mas as técnicas variam. Enquanto mais de dois terços (67 %) realizam o rastreamento da saúde da marca, menos da metade (45 %) usa econometria e marketing mix modeling (MMM).

Pelo segundo ano consecutivo, a maioria dos profissionais do setor espera que os investimentos em vídeo online e nas redes sociais aumentem. De acordo com o mais recente “Global Ad Spend Outlook” da WARC, a publicidade online representa atualmente mais de metade (58,7 %) do total de gastos com publicidade, enquanto os meios de comunicação tradicionais representam um quarto (25,3 %).

Em média, 34 % dos marketeers inquiridos não investem atualmente em televisão e cinema, em comparação com apenas 5 % para o vídeo online e as redes sociais. Todavia, estudos recentes demonstraram que os meios de comunicação tradicionais superam os canais digitais em termos de atenção e eficácia.

João Bernardo

Segunda-feira, 09 Dezembro 2024 12:36


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