De acordo com o relatório conduzido pela AMINT, além do Continente, destacam-se outras empresas portuguesas no “Estudo do Consumidor 2024”, nomeadamente a Delta Cafés, o Pingo Doce, a MEO, a Mimosa, a EDP, a Worten, a NOS, a Galp e a Super Bock.
Para chegar a estes resultados, foi realizada uma análise junto de um painel de consumidores representativo da população portuguesa, que foi desafiado a identificar, de forma espontânea, as três marcas que consideram mais importantes e relevantes em cada uma das seguintes dimensões: notoriedade, marcas únicas, confiança, identificação e satisfação das necessidades. De acordo com as conclusões, é possível observar que o Continente é o único que está sempre mencionado, liderando quatro das cinco categorias; seguindo-se a Nike, com três aparições, e a Adidas e a Delta Cafés, com duas aparições.
Além disso, é revelado que, em 2024, 79 % do top 20 se distribui por cinco setores de atividade: Retalho, Alimentação, Desporto, Tecnologia e Telecomunicações. Em relação às preferências por gerações, e em comparação com os dados do ano passado, verifica-se que o Continente continua a ser a marca de topo em todas as gerações, exceto na Silent Generation (nascidos entre 1928 e 1945, onde a Nestlé ocupa o primeiro lugar). No que diz respeito ao Retalho, esta é a área com o maior peso entre as cinco gerações. Já na Alimentação, as mesmas também têm uma grande importância, especialmente entre os Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964); e, por fim, a Tecnologia entre os Millenials (nascidos entre 1981 e 1996).
Em relação à maior representação portuguesa neste documento, o Country Manager da Superbrands Portugal, Pedro Diogo Vaz, diz que “esta evolução demonstra o reconhecimento e a relevância que os consumidores dão às marcas nacionais, bem como a importância que as empresas nacionais devem dar à valorização das suas insígnias”.
Simão Raposo

