Ora o mundo mudou. Muito. Demasiado nos últimos anos. Rápido. Muito rápido. As fronteiras, os países, as guerras, a medicina, o trabalho, as empresas, as famílias, as amizades, os relacionamentos, as políticas, a mobilidade, a habitação, a segurança ou a tecnologia. Claramente que vivemos hoje de uma forma diferente dos nossos pais. Que também eles já viveram de uma forma muito diferente dos nossos avós.
O futuro do marketing passará por antecipar, desenhar e produzir soluções para o futuro que já aqui está. O Marketing nas últimas décadas tem-se revelado como uma disciplina cada vez mais importante no mundo, podendo-se dar alguns números ilustrativos: existem hoje mais de 750 Instituições de Ensino Superior que lecionam cursos de marketing no mundo; mais de 200 associações profissionais de marketing no mundo com centenas de milhares de associados; são publicados anualmente mais de 50.000 artigos científicos indexados sobre marketing; existem mais de 200 journals científicos sobre marketing no mundo; cerca de 10 milhões de profissionais de marketing estão registados no LinkedIn e mais de 50.000 livros de marketing estão à venda na Amazon.
O IPAM promove um modelo de ensino centrado no estudante de hoje – futuro profissional do mundo, promovendo o desenvolvimento de competências que potenciam a sua empregabilidade em qualquer parte do mundo. Nos seus quase 37 anos de história, soubemos liderar o ensino superior de marketing em Portugal e vivemos momentos marcantes como a organização do 1.º Congresso Português dos Profissionais de Marketing em 91, o lançamento da Revista Portuguesa de Marketing, a primeira revista de carácter académico, vocacionada para abordagem científica do marketing em 95, editamos o Dicionário de Marketing, primeiro em Portugal em 98, lançamos a primeira turma de Licenciatura em Gestão de Marketing à Distância em 2011, lançamos a primeira licenciatura em marketing em Portugal 100% em inglês em 2016, bem como o primeiro mestrado em marketing 100% em inglês em 2019.
Nestes anos todos o IPAM já formou mais de 17.000 profissionais de marketing que se encontram espalhados por todo o mundo. Nos nossos Campus de Porto e Lisboa temos hoje mais de 2.300 estudantes, mais de 80 protocolos com universidades estrangeiras de referência, mais de 150 estudantes em mobilidade internacional, mais de 80 estudantes estrangeiros de 25 países diferentes, mais de 350 protolocos e parcerias com empresas de referência que resultam em taxas de empregabilidade nos nossos cursos superiores a 95%.
A caminho de celebrar quatro décadas de história o IPAM assume agora um novo posicionamento para os próximos anos. “Marketing leads Business” significa ir de encontro às novas profissões, às novas tendências de gestão, ao marketing como abordagem principal de gestão das empresas e à expansão e fusão do marketing com a tecnologia no mundo dos negócios. Mantendo-se fiel às suas origens procuramos assim acompanhar toda a evolução e necessidades das empresas para o ciclo de crescimento que vamos assistir nos próximos anos.
Daniel Sá, diretor executivo do IPAM