Daqui a três anos, a Mauboussin comemora dois centenários de uma marca francesa que já nasceu no segmento de luxo, e que cria peças de joalharia destinadas a mulheres que apreciam joias com um design elegante e requintado e homens que, cada vez mais, gostam de marcar a diferença com um acessório premium – um relógio, por exemplo.
A insígnia tem um savoir faire ancestral, criando as suas peças em ateliês europeus, nomeadamente em Portugal. “Algumas coleções são desenvolvidas por ateliês no norte do País, sim. A Mauboussin produz em Portugal há dez anos, bem como com Espanha e Itália, em paralelo com a produção francesa, que representa a maioria das suas coleções”, conta a General Manager da marca em Portugal, Marine Casteloa, adiantando que a grande história e a tradição da marca com os artesãos portugueses são o principal mote para a chegada ao País.
Atualmente, são mais de 120 lojas em França, com uma faturação global superior a 90 milhões de euros, em 2022. Mas a maison também tem lojas no Japão, em Singapura, no norte de África e em países europeus – onde abriram as últimas, uma vez que, agora, são o foco da marca. “Os países europeus partilham a mesma história de amor com a simbologia das joias. Existe uma tradição comum e uma visão mais moderna em relação às joias – agora as mulheres europeias gostam de joias mais versáteis. Este espírito vai ao encontro da filosofia da Mauboussin”, explica a responsável.
No início do ano, escolheu Aveiro para abrir a primeira loja em Portugal. Marine Casteloa, que vive em terras lusas há nove anos, diz que foi sempre uma das suas cidades preferidas e que, por sorte, encontraram tudo muito rápido – mais depressa até do que o previsto. “Além de ser uma escolha do coração, é uma zona linda, dinâmica, que cresce e evolui num sentido muito positivo”, justifica, acrescentando que, há 25 anos, em França, a insígnia escolheu, igualmente, abrir os seus espaços em cidades de média dimensão. Não querem fechar as portas a pessoas que estão foras dos grandes centros urbanos, no entanto, não esquecem Lisboa ou Porto, pelo que o plano de expansão estabelece a abertura do e-commerce dedicado ao mercado português, de uma loja física no Porto e de mais três espaços no resto do País.
O mais importante, na loja da Veneza portuguesa, é que cada pessoa se sinta “confortável e bem-acolhida”, usufruindo de um atendimento personalizado – seja para descobrir a marca, experimentar uma joia ou escolher um presente. “Claro que temos ideias de presente de 20 mil euros. Mas o jovem namorado, que queira fazer o seu pedido de casamento com um orçamento mais modesto, pode encontrar um solitário de ouro e diamante por menos de 900 euros – e vai receber o mesmo tipo de apoio e de atendimento”, assegura a General Manager da Mauboussin em Portugal.
Para este ano, o objetivo é crescer, com o apoio das lojas – físicas e online. “Vamos conseguir apresentar-nos e mostrar a nossa diferença. Queremos tocar o coração dos portugueses e continuar a democratizar o mundo da joalharia”.
Carolina Neves