Tudo começou há 125 anos! Fundada em 1899, por Carl Miele e Reinhard Zinkan, na Alemanha, a Miele começou o seu caminho enquanto fabricante de equipamentos agrícolas, como centrifugadores de leite e máquinas de manteiga.
Com o passar dos anos e a evolução dos tempos, a empresa diversificou e expandiu a sua linha de produtos, aventurando-se no mercado de eletrodomésticos, com o fabrico de máquinas de lavar roupa, máquinas de lavar louça, aspiradores e aparelhos de cozinha inteligentes, bem como equipamentos profissionais e dispositivos médicos.
Passado mais de um século, ao longo de um caminho pautado pela inovação e excelência, a Miele é uma marca consolidada e reconhecida por desenvolver produtos de alta qualidade, desempenho e longa durabilidade. “A Miele posiciona-se como uma marca premium no setor de eletrodomésticos, direcionada a consumidores que valorizam design, durabilidade, inovação tecnológica e sustentabilidade”, afirma a PR & Communications Manager, Ana Ferreira.
Este posicionamento, segundo a responsável, é reforçado por uma estratégia de comunicação robusta, assente em campanhas digitais, eventos exclusivos para media e embaixadores, e ativações de marketing de influência. “A Miele é sinónimo de excelência e confiança, oferecendo equipamentos que não só correspondem, como frequentemente superam as expectativas dos consumidores mais exigentes”, assegura Ana Ferreira.
Fiel à filosofia de base e de origem, centrada no lema: “Immer Besser”, cuja tradução é “Sempre Melhor”, a evolução da empresa alemã tem sido marcada por uma expansão contínua, bem como pela introdução de tecnologias inovadoras e sustentáveis. “Nas últimas décadas, a Miele tem investido sobretudo na inovação tecnológica, com a introdução de eletrodomésticos conectados, controlados facilmente pela app Miele@home; sistemas de lavagem e secagem altamente eficientes em termos energéticos e de poupança de água; mas também num design de excelência, que acompanha as tendências e se adequa às casas sofisticadas dos seus consumidores”, sustenta a PR & Communications Manager.
Investindo na internacionalização e expansão, com uma presença forte em mais de 100 países, a marca mantém um compromisso contínuo com a inovação e, de acordo com as tendências do mercado, por forma a manter-se relevante e a manter a sua pegada histórica.
“A empresa investe significativamente em pesquisa e desenvolvimento, o que resulta em equipamentos que combinam funcionalidade avançada com design elegante. Ao adotar também práticas ecologicamente responsáveis, a Miele garante a sua sustentabilidade a longo prazo”, explica Ana Ferreira, acrescentando a importância da comunicação para a empresa se manter atualizada.
Para 2024, ano de celebração especial, a Miele estabeleceu várias metas ambiciosas, incluindo a expansão da sua linha de equipamentos inteligentes e conectados, o aumento da eficiência energética dos seus eletrodomésticos e a expansão da sua presença junto dos consumidores que se identificam com os valores da marca. “Há uma clara aposta da categoria de aparelhos de cozinhar, uma vez que o design de uma nova cozinha é um momento muito emocional, um momento de verdade. É aí que a Miele pode oferecer maior valor e também construir a marca associada a esta categoria de produtos”, defende a responsável.
Além da componente da inovação, a marca também está comprometida com a sustentabilidade, procurando reduzir a sua pegada de carbono e promovendo práticas de produção mais ecológicas. “A Miele tem feito progressos significativos em direção a essas metas, com lançamentos recorrentes de produtos inovadores, a realização de parcerias estratégicas para impulsionar as suas iniciativas e ativações de marca relevantes” conta.
Metas à parte, a maior ambição da empresa de origem alemã é ser reconhecida como marca líder em eletrodomésticos premium, avança Ana Ferreira. “Pretende definir padrões de qualidade, durabilidade e inovação, enquanto lidera o caminho na sustentabilidade e na tecnologia. A Miele procura não só manter, mas também expandir a sua reputação de excelência, garantindo que os seus produtos permaneçam na vanguarda da inovação e do design, adaptando-se continuamente às necessidades e expectativas dos consumidores modernos.”
Um slogan de sempre e para “Sempre Melhor”
“Immer Besser” nasceu como mote, mas rapidamente se tornou no pilar e na bússola da Miele. A inovação e as tendências de mercado apontam o caminho. O lema, esse, reflete outro tipo de compromisso. “O primeiro slogan da Miele foi ‘Immer Besser’ [Sempre Melhor], que continua a ser usado até hoje. Este slogan reflete o compromisso da empresa com a qualidade, a inovação e a melhoria contínua dos seus equipamentos, uma filosofia que tem guiado a Miele ao longo dos seus 125 anos de história”, conta a PR & Communications Manager da empresa, que continua focada em desenvolver produtos que combinam design sofisticado, longa durabilidade e eficiência energética.
Parte do ADN da marca é também a dedicação à sustentabilidade, o que tem levado ao desenvolvimento de eletrodomésticos que minimizam o impacto ambiental. “Isto é algo que sempre fez parte da marca, mas que se veio a desenvolver cada vez mais, tendo em conta não só as necessidades dos consumidores, mas também uma alta preocupação com o futuro do planeta”, completa Ana Ferreira, PR & Communications Manager da Miele – uma das “Marcas da Nossa Vida”.