Nacional: 170 anos a unir gerações

Nacional: 170 anos a unir gerações

A transformar cereais em produtos deliciosos e nutritivos para os lares dos portugueses há mais de 170 anos, a Nacional conta uma história marcada pelo equilíbrio entre a tradição e a contemporaneidade. A marca entra agora num novo ciclo de evolução, com um rebranding e um posicionamento que, embora novo, sempre fez parte da identidade. E uma ambição que permanece: unir gerações, mantendo-se relevante, inspiradora e sustentável. “Somos uma Nacional para todas as casas”, afirma a Brand Manager, Leonor Assunção.

A Nacional posiciona-se como a Companhia Original de Cereais, destacando-se como uma marca de “confiança e qualidade” que combina a herança e autenticidade da sua história com uma abordagem contemporânea. A garantia é dada pela Brand Manager da Nacional, Leonor Assunção.

Presente em cinco categorias de produtos – bolachas, cereais, massas, farinhas e barras –, a Nacional transforma cereais em “produtos deliciosos e nutritivos” para todos os lares dos portugueses há mais de 170 anos. “O nosso compromisso é oferecer nutrição acessível, mantendo a simplicidade e tradição, satisfazendo as necessidades dos consumidores de hoje e do futuro”, afirma.

Nesta história de 170 anos, a essência está intrinsecamente ligada à transformação de cereais para criar produtos que fazem parte do dia a dia de todos os lares portugueses. “Somos uma Nacional para todas as casas”, diz. “Desde o início, a nossa marca tem sido definida pela tradição, simplicidade e qualidade, valores que permanecem inalterados até hoje. Orgulhamo-nos de manter uma relação próxima e de confiança com os nossos consumidores, ajustando continuamente o nosso portefólio para responder às necessidades e expectativas das gerações atuais e futuras”, nota, sustentando que é a capacidade de inovar, sem nunca perder de vista as raízes, que mantém a marca “relevante e forte” no mercado.

O segredo da marca, entende, está centrado no consumidor, na “constante procura de inovação para satisfazer os seus desejos e necessidades e em ter a qualidade como uma variável inegociável”. A capacidade de adaptação e inovação, “sem comprometer a qualidade”, é o que – defende – permite continuar a ser uma marca “relevante e confiável” ao longo dos anos. “Para nos mantermos fiéis à nossa essência, honramos o nosso passado enquanto abraçamos o futuro”.

Desde a fundação do centro de inovação, na década de 2000, a marca tem trabalhado para alargar o portefólio, entrando em novos segmentos alinhados com as tendências alimentares. Investiu na modernização das linhas de produção com tecnologias que permitem entrar em novos segmentos e “maximizar a eficiência e a qualidade” dos produtos.

“Este compromisso com a inovação e a excelência operacional tem-nos permitido responder rapidamente às mudanças no comportamento do consumidor e às novas tendências alimentares. Seja através de novas linhas de produtos ou melhorando receitas existentes”, comenta. “Manter-nos fiéis à nossa essência, sem descurar o passado, mas de braço dado com o futuro, é o que nos permite inovar e manter a relevância da nossa marca”, acrescenta.

“Depois de 170 anos, só podemos falar de futuro”, defende a porta-voz. “E esse futuro reflete o que de mais importante existiu no início. A nova Nacional quer contar a história que a trouxe até aqui, marcada por um equilíbrio entre tradição e contemporaneidade”, assegura. Considera que as marcas precisam de evoluir para se manterem relevantes, e isso é fundamental num contexto dinâmico e em constante mudança. A evolução da Nacional foi ditada por diferentes fases, ajustadas a cada época. “Estamos a falar de 170 anos, repletos de acontecimentos históricos, o que obrigou a marca a desenvolver uma forte resiliência”. A estratégia esteve sempre alinhada com o contexto de cada período, através de investimentos em investigação e desenvolvimento, novas tecnologias e estratégias de marketing.

“Agora, a marca entra num novo ciclo de evolução, através do seu rebranding com um posicionamento que, embora novo, sempre fez parte da nossa identidade”, prossegue. “Temos uma nova identidade visual inspirada no nosso passado e novas embalagens que enfatizam a qualidade e simplicidade do que fazemos, com novo look & feel, design elegante, mantendo a sensação de uma marca familiar de sempre, sem fugir à sua essência”.

A ambição da marca para o futuro, essa, é evidente: consolidar-se como uma marca global de referência, reconhecida pela qualidade e inovação dos seus produtos à base de cereais. “Queremos continuar a ser uma das grandes marcas de relevância e levar também a nossa tradição e expertise a novos públicos e mercados”.

Além disso, é meta expandir o portefólio com produtos que atendam às necessidades e tendências alimentares emergentes, sempre mantendo a essência de simplicidade e qualidade. “Acreditamos que, ao apostar em inovação, podemos criar produtos que não só nutrem, mas também inspiram as pessoas a adotar um estilo de vida mais saudável e consciente”, afirma.

“A nossa ambição é que a Nacional continue a ser uma marca que une gerações, mantendo-se relevante, inspiradora e sustentável, enquanto crescemos e nos adaptamos às mudanças e desafios do futuro”, remata.

 

 

Quinta-feira, 29 Agosto 2024 12:38


PUB