Neste estudo, foram analisados, ao longo de 2022, 24 795 perfis, 475 546 reels, 22 338 306 stories e 1 701 656 posts.
Cristina Ferreira é, assim, considerada a mulher mais influente em Portugal e ocupa o 1.º lugar na categoria de Personalidades, sendo a personalidade mais mencionada no Instagram por influenciadores digitais em Portugal. Neste top3 segue-se Cristiano Ronaldo e Carolina Deslandes, em segundo e terceiro lugar, respetivamente.
Na categoria Beleza, o top 3 é liderado por Ana Garcia Martins, também conhecida por ‘A Pipoca mais Doce’. Em causa estavam as publicações feitas em parceria entre influenciadores e marcas com produtos de cuidados para a pele, sendo aquela com maior engagement realizada em parceria com a marca Uriage. A influenciadora ocupa também o top3 na categoria Retalho Alimentar, num post em parceria com o Pingo Doce.
O estudo da Brinfer dá ainda conta de que Angie Costa assume o 1.º lugar no ranking de publicações de Festivais de Música, alcançando mais engagement.
“É realmente importante para a estratégia não só das empresas ou marcas como também dos próprios influenciadores, existir uma análise que permita tomar decisões com base em dados reais, em números que deem segurança ao investimento”, diz o CEO da LUVIN, agência que trabalha com as três influenciadoras destacadas neste estudo, Tiago Froufe.