No que diz respeito às novidades nas contas de adolescentes, estas têm mais de 50 diferentes funcionalidades e definições específicas para que possam “expressar a sua criatividade, conectar-se com amigos e aprender no TikTok de forma segura”. Além destas proteções integradas, a plataforma oferece o “Emparelhamento Familiar”, uma funcionalidade que permite a pais e tutores adaptar a conta às suas necessidades individuais. De forma a manter conversas “abertas e contínuas” sobre as suas experiências online, estão a ser introduzidas novas funcionalidades, tais como: notificações automáticas aos pais quando o adolescente publica um vídeo, uma história ou uma foto visível a outros; e maior visibilidade sobre as definições de privacidade escolhidas pelo jovem.
Outras das mais recentes funções são as “Missões de Bem-Estar”, que consistem numa série de tarefas concebidas para ajudar os utilizadores a desenvolver hábitos digitais “equilibrados” a longo prazo. À medida que estas são realizadas, os utilizadores ganham medalhas que incentivam e reforçam comportamentos conscientes.
Os criadores também não foram esquecidos, tendo sido capacitados com ferramentas para que consigam atingir o sucesso. Estas atualizações incluem: o “Modo de Proteção para Criadores”, que ajuda a filtrar comentários ofensivos e indesejados; a função de silenciar no TikTok LIVE, que permite silenciar palavras, frases e emojis durante transmissões ao vivo; o “Content Check Lite”, que permite verificar antecipadamente se o conteúdo pode ser inelegível para o feed “Para Ti” antes de o publicar; e a “Caixa de Entrada para Criadores”, que permite gerir mensagens de forma mais eficiente.
Simão Raposo

