O 27º Festival CCP grita IKEA e Uzina

A campanha “IKEA Hidden Tags”, com criatividade da Uzina para a IKEA, é a grande vencedora do 27º Festival CCP, tendo arrecadado o Grande Prémio CCP e o Grande Prémio Jornalistas. Ambas são a Agência do Ano e a Anunciante do Ano, respetivamente. Já “Save us from the USA”, da Stream and Tough Guy para a Change The Ref, ganha o Grande Prémio para o Bem.

O 27º Festival CCP grita IKEA e Uzina

O 27º Festival CCP 2025 e a Semana Criativa de Lisboa terminaram hoje, 23 de maio, no espaço da antiga Fábrica de Pão, no Beato Innovation District. A Gala de Entrega de Prémios contou com uma primeira parte dedicada aos jovens criativos, onde foram anunciados os vencedores dos Briefs Abertos CCP e do programa Zona II. Já a segunda parte foi conduzida pelo criador de conteúdos Kiko is Hot, que deu a conhecer os melhores trabalhos, campanhas, anunciantes, agências e produtoras do ano a uma plateia de cerca de 1400 pessoas do meio criativo nacional.

O arranque da Gala foi dado pela presidente do Clube da Criatividade de Portugal, Susana Albuquerque, que começou por agradecer a todos os envolvidos no Festival – marcas, sponsors, jurados, e sócios e equipa do Clube – e anunciou que, pela primeira vez, também os galardões de prata e bronze poderiam ser levantados durante o evento, o que não acontecia nas edições adições anteriores, em que só os ouros eram dados no momento.

A Uzina é a Agência do Ano e responsável pela criatividade da campanha “IKEA Hidden Tags”, que arrecadou o Grande Prémio CCP. Nos discursos, o CEO da Uzina, António Roquette, afirma que “ser reconhecido como Agência do Ano é extraordinário” e agradece a relação duradoura com o cliente IKEA e a Andreia Ribeiro, que, mesmo já não integrando a equipa – foi para a Fuel o ano passado –, tanto contribuiu para ela. Por seu lado, a diretora criativa da Uzina, Susana Albuquerque, acrescenta que “podem achar estranho” a agência onde está a presidente do Clube ser a premiada, mas “está tudo certo”, uma vez que já tinham arrecadado um galardão com a mesma campanha noutro festival.

Nesta edição, foram inscritos 843 trabalhos, tendo chegado 388 a shortlist e sido atribuídos 47 ouros, 66 pratas e 105 bronzes. Pela primeira vez, as subcategorias de Criatividade em Meios passaram a vigorar na categoria Publicidade. Já a categoria Integração e Inovação passou a chamar-se apenas Integração, e a parte de Inovação foi integrada como subcategoria nas categorias Publicidade, Design, Digital e Experiências de Marca.

Seguem abaixo os melhores de cada uma das categorias a concurso. Todos os premiados podem ser consultados aqui.

Publicidade

Melhor Anunciante: IKEA

Melhor Agência de Meios em Publicidade: Dentsu Media

Melhor Agência: Dentsu Creative

Design

Melhor Anunciante: Fundação Livraria Lello

Melhor Agência: Studio Eduardo Aires

Digital

Melhor Anunciante: McDonald’s Portugal

Melhor Agência: Bürocratik

Experiências de marca

Melhor Anunciante: IKEA

Melhor Agência: Uzina

Craft em Publicidade

Melhor Anunciante: Turismo de Portugal

Melhor Produtora de Som: Salva

Melhor Produtora de Imagem: Casper Films

Carolina Neves

Sábado, 24 Maio 2025 00:18


PUB