O 27º Festival CCP 2025 e a Semana Criativa de Lisboa terminaram hoje, 23 de maio, no espaço da antiga Fábrica de Pão, no Beato Innovation District. A Gala de Entrega de Prémios contou com uma primeira parte dedicada aos jovens criativos, onde foram anunciados os vencedores dos Briefs Abertos CCP e do programa Zona II. Já a segunda parte foi conduzida pelo criador de conteúdos Kiko is Hot, que deu a conhecer os melhores trabalhos, campanhas, anunciantes, agências e produtoras do ano a uma plateia de cerca de 1400 pessoas do meio criativo nacional.
O arranque da Gala foi dado pela presidente do Clube da Criatividade de Portugal, Susana Albuquerque, que começou por agradecer a todos os envolvidos no Festival – marcas, sponsors, jurados, e sócios e equipa do Clube – e anunciou que, pela primeira vez, também os galardões de prata e bronze poderiam ser levantados durante o evento, o que não acontecia nas edições adições anteriores, em que só os ouros eram dados no momento.
A Uzina é a Agência do Ano e responsável pela criatividade da campanha “IKEA Hidden Tags”, que arrecadou o Grande Prémio CCP. Nos discursos, o CEO da Uzina, António Roquette, afirma que “ser reconhecido como Agência do Ano é extraordinário” e agradece a relação duradoura com o cliente IKEA e a Andreia Ribeiro, que, mesmo já não integrando a equipa – foi para a Fuel o ano passado –, tanto contribuiu para ela. Por seu lado, a diretora criativa da Uzina, Susana Albuquerque, acrescenta que “podem achar estranho” a agência onde está a presidente do Clube ser a premiada, mas “está tudo certo”, uma vez que já tinham arrecadado um galardão com a mesma campanha noutro festival.
Nesta edição, foram inscritos 843 trabalhos, tendo chegado 388 a shortlist e sido atribuídos 47 ouros, 66 pratas e 105 bronzes. Pela primeira vez, as subcategorias de Criatividade em Meios passaram a vigorar na categoria Publicidade. Já a categoria Integração e Inovação passou a chamar-se apenas Integração, e a parte de Inovação foi integrada como subcategoria nas categorias Publicidade, Design, Digital e Experiências de Marca.
Seguem abaixo os melhores de cada uma das categorias a concurso. Todos os premiados podem ser consultados aqui.
Publicidade
Melhor Anunciante: IKEA
Melhor Agência de Meios em Publicidade: Dentsu Media
Melhor Agência: Dentsu Creative
Design
Melhor Anunciante: Fundação Livraria Lello
Melhor Agência: Studio Eduardo Aires
Digital
Melhor Anunciante: McDonald’s Portugal
Melhor Agência: Bürocratik
Experiências de marca
Melhor Anunciante: IKEA
Melhor Agência: Uzina
Craft em Publicidade
Melhor Anunciante: Turismo de Portugal
Melhor Produtora de Som: Salva
Melhor Produtora de Imagem: Casper Films
Carolina Neves