Recorrendo à tecnologia HPP – High Pressure Processing e utilizando apenas fruta de pomares portugueses, o Compal Fresco é, segundo a marca, o mais próximo possível do que seria um sumo acabado de espremer.
“Fizemos algumas escolhas estruturantes para oferecer um sumo o mais próximo possível do que seria um sumo acabado de colher, como a opção por uma nova tecnologia de produção, o HPP, e a decisão de só usarmos fruta de pomares portugueses. Esta opção pela portugalidade acabou por ser estendida também ao nosso parceiro criativo na construção de todo o posicionamento de Compal Fresco. Respeitar o ADN de uma marca como Compal e ao mesmo tempo trazer modernidade e inovação foi o desafio que lançámos à Unlock Brands, e o resultado desta parceria não poderia ter sido melhor”, explica a responsável de Inovação Conceptual da Sumol+Compal, Paula Ribeiro.
Para criar a identidade visual e a forma como o Compal Fresco iria chegar aos consumidores, o projeto desenvolvido pela Unlock teve início com a fase de análise e recomendações estratégicas, de modo a perceber o papel deste novo membro na família Compal e no linear – um linear novo para a Compal, pois a marca iria entrar nas prateleiras dos refrigerados.
Seguiu-se a fase de desenvolvimento criativo, com a identidade visual de marca e do design do rótulo. Este sublinha a importância da fruta, num desenho marcado pelo fundo branco e a presença do verde, juntamente com alguns apontamentos, como os selos que reforçam o processo HPP e a origem da fruta – pomares de Portugal. Também as garrafas, de 250 e 750ml, foram desenhadas de raiz
“Erradamente por vezes pensa-se que os projetos de inovação devem ter um design muito disruptivo. Nada de mais errado quando se trata de uma marca que tem o capital de confiança que a Compal tem junto dos portugueses. Moldar a diferença é um trabalho de precisão e detalhe e não de disrupção gratuita. Compal Fresco é, intencionalmente, ao mesmo tempo o Compal de sempre e um Compal dos novos tempos. Uma continuidade legítima. Encontrar a fórmula certa desse equilíbrio foi um dos desafios mais interessantes deste projeto”, assume o Chief Creative Officer da Unlock Brands, Miguel Viana.