O estudo identificou ainda que 71,1% das marcas aloca mais de 6% do orçamento de marketing/comunicação ao digital, sendo que 53,3% investe mais de 11% desse valor nos canais digitais.
Redes Sociais (84,4%); Publicidade Digital (82,2%) e Search Engine Optimization – SEO (60%) são as áreas mais nomeadas como aquelas em que as marcas mais tencionam investir este ano.
No que respeita às redes sociais, verifica-se que 84% dos maiores anunciantes em Portugal tem conta no YouTube, contra 76% no Facebook. Maioritariamente, as marcas usam o YouTube para vídeos promocionais e eventos e o Facebook para página institucional e publicidade.
Além disso, 31,1% das marcas já prestam serviços de apoio ao cliente através das redes sociais, 75,5% desenvolve estratégias de email marketing e 81,5% utiliza o mobile marketing.
Acresce que 27% dos maiores anunciantes possui canal de venda online próprio e, entre os que vendem online, mais de 20% afirma obter receitas superiores a 500 mil euros através deste canal.