O investimento publicitário está numa fase de crescimento

Mais de metade dos profissionais de Marketing (72 %) preveem que o seu orçamento de publicidade aumente no próximo ano. Quem o diz é a Nielsen, através do “Advertising Media Spend Report”, que mostra as tendências nos vários mercados internacionais.

O investimento publicitário está numa fase de crescimento

Depois de algum tempo em que os investimentos em publicidade tiveram um abrandamento devido à incerteza trazida pela Covid-19, em muitos mercados os gastos já estão a regressar aos níveis pré-pandémicos. Esta é a convicção da Nielsen após a análise das tendências em três dos territórios-chave.

No que diz respeito à Europa Ocidental, que inclui países como França, Alemanha, Itália, Países Baixos e Reino Unido, observa-se que os principais anunciantes representam marcas locais e globais. Analisando por setor, destacam-se as empresas do grande consumo, as do retalho e as do setor automóvel. Contudo, apesar da transformação da Comunicação, os meios tradicionais continuam a ser os meios privilegiados. No que respeita a publicidade digital, os Países Baixos e o Reino Unido são os que mais gastam, em percentagem do total.

Relativamente ao Sudeste Asiático, as marcas globais estão entre os principais anunciantes em todos os mercados, mas apresentam maior relevância na Tailândia e nas Filipinas. Já as marcas locais surgem em destaque em Singapura e na Malásia. Tal como acontece na Europa, o maior investimento regista-se no grande consumo, neste caso nos produtos de cuidados com o cabelo e com a pele. Aqui repete-se a situação de que os meios de comunicação tradicionais continuam a receber uma grande parte dos gastos, sendo que a exceção é Singapura, onde os canais digitais representam uma grande parte do investimento.

A situação na Ásia/Pacífico, na qual se encontram a Austrália, Nova Zelândia, Coreia do Sul e Taiwan, é semelhante, com as marcas globais a aparecerem entre os principais anunciantes. Contudo, as marcas locais ocupam o primeiro lugar em todos os mercados da região, exceto em Taiwan. Por setor, as insígnias de fast food são as maiores anunciantes na Austrália e Nova Zelândia. Seguindo a tendência dos outros continentes, os meios de comunicação tradicionais continuam a conquistar uma grande parte do investimento publicitário. No entanto, o digital já representa uma grande parte dos gastos de media na Austrália.

Simão Raposo

Quinta-feira, 24 Outubro 2024 10:52


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