O IPVC está diferente

O IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo atualizou a identidade gráfica, criada pelas designers vianenses Helena Soares e Sara Costa. O objetivo é marcar o início de uma nova etapa, de renovação e reafirmação dos seus valores no ano do 40º. aniversário.

 

O novo logotipo baseia-se no entendimento do Instituto enquanto instituição mutável, abrangente, polivalente, assumindo “uma identidade que se ajusta aos objetivos traçados”, “elevando-a e comunicando-a de forma clara e eficaz aos diferentes públicos”.

“A sigla do IPVC, utilizada desde sempre na sua comunicação, é reescrita numa tipografia bold, com impacto visual. O ponto do I, que é obtido através do uso da tipografia em caixa baixa, é utilizado estrategicamente como representação do IPVC enquanto ponto de partida. Desse ponto, parte uma linha metaforicamente associada aos diversos percursos que podem nascer desta instituição”, explicam as designers.

Para o logótipo, monocromático, foi escolhido o preto, uma cor que as designers qualificam de “sóbria e contrastante, de carácter intemporal, que transmite segurança e estabilidade, sem nunca parecer antiquado ou ultrapassado”. Além disso, “facilita a adaptação a outras imagens gráficas associadas”, nomeadamente das escolas superiores.

briefing@briefing.pt

Terça-feira, 26 Maio 2020 11:14


PUB