O festival junta as instituições artísticas do OPART – Organismo de Produção Artística e está ligado às comemorações dos 200 anos de independência do Brasil.
A programação do festival vai contar com a presença da Companhia Nacional de Bailado (CNB) e, ao longo de três noites, a dança vai tomar conta do palco. No domínio da música e do canto, o festival terá a presença da cantora Lara Martins e da Banda Sinfónica Portuguesa.
A propósito das comemorações dos 200 anos de independência, a Orquestra Sinfónica Portuguesa e o Coro do Teatro Nacional de São Carlos vão apresentar três obras “notáveis” de compositores brasileiros.
Tal como em 2021, o Millennium Festival ao Largo volta a ter a participação do programa Território V, que apresenta este ano duas peças.
A diretora artística do Teatro Nacional de São Carlos, Elisabete Matos; o diretor artístico da Companhia Nacional de Bailado, Carlos Prado; e o coordenador dos Estúdios Victor Córdon, Rui Lopes Graça, são os profissionais que assinam a programação do evento.