Assim, o objetivo da iniciativa, que este ano conta com o apoio do Centro Colombo e da Sogenave, é sensibilizar os portugueses para um Natal sem desperdício, uma vez que, em Portugal, são desperdiçados quase dois milhões de toneladas de alimentos por ano.
À semelhança do ano passado, o somatório de todos os terços retirados dá origem a um bolo rei gigante que é oferecido para a ceia de Natal do Lar das Irmãzinhas dos Pobres, que tem como missão ajudar idosos que sofrem de vários tipos de dificuldades causadas pela idade, pobreza ou solidão.
“Esta é uma época do ano de encontros e de muita alegria, mas também de muitos exageros. Nas mesas fartas das ceias de Natal sobram sempre alimentos que, se não forem reinventados e reaproveitados, acabam no lixo. No momento especialmente difícil que vivemos, de enorme inflação e de uma crise económica sem precedentes, chamamos os portugueses a estarem ainda mais atentos a este tema, desafiando-os a fazer parte ativa deste combate ao desperdício”, diz o coordenador executivo do movimento, Francisco Mello e Castro.
Neste sentido, além da campanha, o site do movimento, lançado em setembro a propósito do seu 2.º aniversário, é agora atualizado com diversas receitas para reinventar as sobras de Natal.