O País vai de moto com a ixat

A ixat é a primeira plataforma de mobilidade de moto-táxi no País, estando já disponível desde o início deste mês. O serviço pretende evitar os engarrafamentos rodoviários, trazer mais benefícios aos motoristas e poupar tempo aos clientes.

A ixat – palavra “táxi” escrita ao contrário – é uma startup fundada por dois portugueses, o ex-atleta profissional de natação Tiago Lousada e a advogada Elisabete Anjos, que se apresenta como: “a única plataforma 100% portuguesa, a mais económica e a que tem maiores benefícios para os motoristas aderentes”.

“Somos a app que cobra a comissão mais baixa do mercado, o que nos permite aumentar a rentabilidade dos motoristas que nos servem e cobrar menos aos utilizadores”, sublinha Tiago Lousada, que sedimentou conhecimentos sobre a mobilidade urbana facilitada nos quatro continentes onde já viveu.

O claim, “ixat, a tribo que se movimenta, mais barata e responsável na cidade…”, advém também da questão da sustentabilidade. “É a única plataforma que disponibiliza motas com condutor, com os segmentos de Maxi Scooter e Turismo, sendo a maioria 100% elétrica, as nossas Green Go”, acrescenta o cofundador.

Com um investimento inicial superior a 100 mil euros, a plataforma de mobilidade está presente, com o serviço de moto-táxi e também de estafeta, em Lisboa, no Porto e no Algarve. Mais tarde, expandir-se-á gradualmente a todos os distritos de Portugal continental.

briefing@briefing.pt

Segunda-feira, 10 Outubro 2022 10:04


PUB