O papagaio cantor dá voz à Goldenergy

A Goldenergy arranca o ano com uma campanha vibrante, “O papagaio cantor”, que promete ficar na cabeça.

O papagaio cantor dá voz à Goldenergy

“O papagaio cantor” é a assinatura da nova campanha publicitária multimeios da Goldenergy. Desenvolvido pelo departamento criativo da marca e produzido pela Bonzi, o spot reforça a facilidade e a rapidez de adesão à comercializadora de eletricidade 100 % verde. Com uma abordagem leve e humorística, e um tema musical cativante, o objetivo é consolidar a identidade da marca junto dos consumidores.

“Queremos que o público tenha consciência da rapidez e da simplicidade com que as coisas são feitas na Goldenergy. Indiretamente, falamos também de serviço, proximidade e um bom atendimento”, enquadra a Marketing Manager, Sílvia Pinto.

A ideia central da campanha nasce da perceção de que a contratação de serviços energéticos pode gerar receios nos consumidores, associados a burocracia e tempos de espera prolongados. Há dúvidas correntes: “Será que vou ter muita burocracia para tratar?” “Será que me vão atender rápido?”, “Será que vou demorar muito para ter eletricidade?” ou “e se eu mudar de empresa… será que vou ter cortes de energia durante o processo?” O vídeo retrata essa preocupação através de uma situação quotidiana: uma mulher conclui a contratação da eletricidade enquanto aquece um café no micro-ondas. A simplicidade do processo é sublinhada de forma inusitada quando o alarme do micro-ondas se transforma numa melodia inesperada, criando um momento de surpresa e humor. Isto conduz a uma situação surpreendente e divertida que quebra uma rotina previsível… e que nem todos os membros da família a recebem com o mesmo “entusiasmo”, retratando uma simpática alusão à diferença geracional entre pais e filhos.

“Com o passar dos anos, verificámos que muitos clientes vêm pelo preço, mas o motivo para ficarem é o nosso atendimento próximo, simples, eficiente e empático”, observa. A premissa foi refletida na campanha. O tom podia ser institucional, apresentar os prémios e credenciais, mas optou-se pelo lado leve da vida. “Preferimos fazê-lo de uma forma divertida… e com música, porque faz com que a mensagem chegue melhor ao espetador (pelo menos na nossa opinião)”, diz. “Trabalhámos arduamente para fazer da Goldenergy uma marca humana. Nada nos torna mais humanos do que o sentido de humor, sabendo rir até de nós próprios, como sempre fizemos nas nossas campanhas”, acrescenta.

Se o humor gera empatia, o humor absurdo acrescenta a componente da surpresa. “Como público, estamos todos sujeitos a uma multiplicidade de impactos e estímulos visuais ou sonoros, pelo que é essencial gerar esse momento em que o padrão se torna algo extraordinário, levar o storytelling a um ponto não linear que nos faça levantar os olhos do telefone”.

A música desempenha um papel “crítico” na construção da mensagem. A canção, de ritmo contagiantes e letra memorável, garante um elevado grau de repetição espontânea por parte do público. “Queríamos articular toda a mensagem de uma forma que ficasse na memória do espetador. Os slogans retêm-se bem, mas a música permite-nos utilizar construções mais complexas, dar nuances e também gerar a repetição da marca sem ser aborrecido”. De tal maneira, que, conta: durante as filmagens, toda a equipa técnica acabou por repetir: “Gold, Goldenergy…. Gold, Goldenergy, Goldenergy”, com o ritmo da música.

A campanha comunica, pois, atributos como a rapidez, o serviço e a eletricidade 100 % verde. E, claro, valores como a transparência, a proximidade, o empenho e a sustentabilidade.

A aposta da Goldenergy é multicanal, com presença nos principais canais de televisão, rádios nacionais e locais, cinemas, múpis, outdoors e redes sociais, como TikTok, Facebook, Instagram, YouTube, X e LinkedIn. A campanha está também no Spotify, reforçando a sua ligação ao universo musical.

Segunda-feira, 17 Março 2025 11:28


PUB