Confesso, sou provavelmente a pior pessoa a quem se pode perguntar “qual o(a) teu(tua) ___ preferido(a) deste ano?”. Tenho sempre dúzias de trabalhos que me fascinaram, inspiraram, chamaram atenção etc. Mas quando recebi este convite da Briefing, a resposta veio quase de imediato: o Grand Prix for Good deste ano em Cannes, a campanha “The First Speech da Innocean Berlin”, para os Reporters Without Borders.
A execução é brilhantemente simples: ouvimos o discurso da tomada de posse de ilustres como Vladimir Putin, Nicolás Maduro e Recep Erdogan, acompanhados de imagens épicas e emotivas de pessoas que escutam atentas e embevecidas aquelas palavras que, na sua essência e naquele momento, foram tão inspiradoras. Palavras que nos falam de justiça, de solidariedade e de tantos valores nobres e positivos que, infelizmente já não estão assim tão presentes no nosso dia-a-dia… E depois do discurso, eis que chega o conceito da campanha. Um verdadeiro soco no estômago – “The loss of freedom is never obvious at first. Trust the Free Press, not pretty words”.
Num mundo em que vemos estes fenómenos da manipulação de sentimentos por parte de tantos Tiranos e Aspirantes a Tiranos a multiplicarem-se por todas as latitudes e longitudes do nosso mundo, esta campanha é uma forma excepcionalmente fresca e original de falar com todas as pessoas. Um excelente exemplo do poder transformador das ideias.
Leandro Alvarez, Chief Creative Officer da LOLA Normajean