“É uma marca com história, que nasceu da inovação e se mantém moderna e disruptiva, sabendo acompanhar e liderar as novas tendências ao nível das preferências dos consumidores”, começa por afirmar. A prová-lo está a nova imagem, lançada em 2019, com um posicionamento mais contemporâneo e lifestyle. “Para nos conectarmos/ligarmos aos apreciadores de Mateus em todo o mundo, temos uma estratégia 360º que integra as componentes física e digital. Exemplo disso é a pool de influencers com diferentes perfis que respiram a essência da marca e permitem chegar aos consumidores em momentos de consumo, e com quem também nos juntamos presencialmente para celebrar Mateus”, acrescenta, salientando ainda o aumento de interações nas redes sociais nos mercados internacionais.
Quanto ao engajamento através das redes sociais e principais benefícios, João Pedro Reis começa por destacar que Mateus é apreciado por consumidores em todo o mundo. Reconhece que, no passado, existia uma enorme distância para os consumidores dos diferentes países e uma ausência de feedback, mas realça que hoje a marca mantém contactos diários a nível mundial. “Esta interação é transformacional, uma vez que conseguimos dar nomes, caras e momentos de felicidade àqueles que provam Mateus em todo o mundo. É a transformação de consumidores genéricos para pessoas e emoções reais. O maior benefício é podermos mais facilmente disseminar a essência da marca, que é `Viver o Mundo´, e saber que estamos a ter impacto”, esclarece. Por outro lado, agora consegue responder live a dúvidas e pedidos e captar sugestões e feedback, algo que no passado poderia demorar meses ou mesmo nunca acontecer. “Os fãs de Mateus têm agora a capacidade de se conectar com a marca e ter acesso a conteúdos e experiências que outros públicos não desfrutam, e isso permite reforçar a lealdade à marca”, declara.
Especificamente sobre as principais oportunidades oferecidas pelas novas formas de influenciar e impactar, João Pedro Reis sublinha que o mundo dos vinhos é particular em várias vertentes, nomeadamente ao nível da oferta e da regulação. Ao contrário de outros setores, existem milhares de vinhos e de marcas, pelo que a diferenciação é fundamental na hora de facilitar a escolha do consumidor. E como muito do consumo de vinho ocorre em convívio, é natural que se procurem marcas que sejam consensuais. “Mateus Rosé ocupa esse espaço para muitos momentos dos consumidores e o digital permite reforçar essa mensagem com investimento muito competitivo”, refere. Além disso, a regulação no setor dos vinhos é diferente em cada mercado, existindo, muitas vezes, detalhes por região ou estado que obrigam a um cuidado adicional na preparação de conteúdos e mensagens. “Mas, mais importante do que isso, talvez seja ainda a marca defender também o consumo com moderação. As redes sociais dão-nos tempo para falar com o consumidor e permitem promover a marca de forma saudável”, assegura.
A marca tem crescido não só nos mercados de maior dimensão, mas também noutros de menor escala em que, dificilmente, teria escala para investir em meios tradicionais. Um crescimento que atribui a todas as iniciativas desenvolvidas ao nível do produto, da comunicação no ponto de venda e nas redes sociais. “Em 2021, Mateus Rosé quebrou, pelo 2.º ano consecutivo, o recorde de vendas dos últimos 30 anos, com mercados muito distintos dos anos 90, mostrando que temos vindo a penetrar novos mercados com sucesso”, acrescenta. Em sua opinião, o futuro da comunicação será human-to-human, ou seja, de pessoa para pessoa. “Nesse sentido, as redes sociais são relevantes, mas é importante reforçar que a nossa principal peça de interação é o produto e aquilo que entrega e representa. Mateus Rosé resulta do trabalho de uma equipa incansável de viticultores e enólogos que mantêm a consistência do vinho de vindima para vindima. Para chegar aos consumidores, as garrafas de Mateus passam também pelas nossas equipas de logística e vendas e as dos nossos parceiros, que têm um grande carinho pela marca. É igualmente por causa destas pessoas e da sua paixão que alcançamos o sucesso”, acredita.
No que diz respeito à escolha dos influenciadores, explica que Mateus Rosé comunica em três territórios: um lifestyle jovem e moderno, as viagens que refletem a universalidade da marca, a música que gera momentos de convívio e o encanto que captou ao longo dos anos junto de artistas de todo o mundo. “Os nossos influenciadores são selecionados de forma a cobrir estes territórios”, declara.
Quanto aos passos essenciais para uma presença digital sólida e criativa, João Pedro Reis sublinha que Mateus vive de conceitos, histórias e celebrações traduzidos em momentos de consumo. “É fundamental ter um storytelling coerente que consiga transmitir os valores e pilares da marca, para que consigamos articular todos os conteúdos relevantes de forma integrada”, afirma, esclarecendo que a aspiração da marca é ter uma comunidade que se identifique e dissemine a sua maneira de ver o mundo. A propósito, recorda que o digital já existe há mais de 20 anos e antecipa que certamente estará para ficar, pelo que é indissociável de qualquer plano de marca. “Essa separação deixou de fazer sentido e devemos sempre adaptar as nossas ferramentas a novos formatos, tendo presente a estratégia da marca e os seus objetivos”, justifica. No que diz respeito ao futuro da marca nas redes sociais, sublinha que este ano se celebram os 80 anos do primeiro Mateus Rosé e revela que este mote será utilizado para reforçar a comunicação a todos os níveis. “Para futuro, o caminho é o reforço da liderança da categoria de Rosés em vários mercados e uma procura contínua de nos conectarmos com os apreciadores onde quer que estejam”, conclui.