A Oclean estreou-se em Portugal em 2024 com uma missão clara: transformar os cuidados de higiene oral e promover hábitos mais corretos e completos. Segundo o diretor-geral Iberia, Alberto Pinto, a marca entra no mercado com o propósito de responder a uma realidade alarmante – seis em cada dez adultos no país perdem dentes, o dobro da média europeia, devido a práticas inadequadas. “Queremos democratizar o acesso a uma gama alargada de soluções inteligentes, fáceis de usar e acessíveis em preço”, afirma o porta-voz, sublinhando que o objetivo não se limita à venda produtos, mas também a educar e capacitar os portugueses para cuidarem melhor dos dentes e gengivas, reduzindo problemas de saúde oral a longo prazo. Embora as escovas elétricas sejam vistas como um nicho, a Oclean aposta numa estratégia que “torna as escovas elétricas mais apelativas ao resolver barreiras comuns como custo, fricção e falta de conhecimento”. Segundo o diretor-geral Iberia, a acessibilidade de preços é um ponto-chave. “Oferecemos preços revolucionários, como a Ease por 14,90€, e cabeças de substituição por apenas 2,50€, tornando a tecnologia sónica acessível a todos”, diz.
Outro destaque é a redução da fricção na escovagem. A tecnologia promete minimizar a fricção durante a escovagem, uma das principais razões pelas quais muitos evitam limpar as gengivas com escovas manuais ou elétricas convencionais.
Fundamental é também a educação e orientação: produtos como a X Lite utilizam feedback em tempo real, mapeamento da boca e relatórios personalizados, “ajudando os utilizadores a melhorar os seus hábitos de escovagem e a focarem-se na saúde das gengivas”.
A praticidade é outra prioridade. Os produtos têm autonomia de 35 a 160 dias de bateria, e baixo ruído (<45dB), oferecendo uma “experiência confortável e conveniente”.
A comunicação e o marketing desempenham papéis centrais na estratégia da marca, no sentido de tornar as escovas elétricas compreendidas e desejadas pelo consumidor, “especialmente num mercado onde a categoria ainda é vista como especializada”.
A marca criou, pois, a Comunidade Oclean, que reúne influenciadores, profissionais de saúde e consumidores com o objetivo de criar um movimento de educação e consciencialização. “A nossa missão é educar e mostrar que a tecnologia é acessível e transformadora”, reforça o porta-voz. Parcerias com influenciadores e campanhas digitais têm sido cruciais para desmistificar os produtos e captar a atenção do público.
No curto prazo, a marca apostar na promoção da educação para a saúde gengival e uma escovagem correta, com campanhas educativas, parcerias com influenciadores, profissionais de saúde e promoções estratégicas nos canais de venda; além de ativar a Comunidade Oclean para criar “conteúdos informativos e impactantes, aproximando os consumidores da marca”. A médio prazo, o foco estará no aumento da distribuição, ampliando a presença em mais retalhistas e canais digitais. “Queremos dinamizar a categoria e promover a transição da escovagem manual para a sónica de forma sustentada”, afirma Alberto Pinto, sublinhando que a ênfase será colocada nos benefícios de conforto e eficácia.
“A receção da Oclean em Portugal tem sido muito acima das expectativas”, garante, adiantando que os consumidores apreciam a combinação de preços acessíveis com tecnologia avançada, especialmente as funcionalidades que educam e orientam a escovagem correta. A redução de fricção nos produtos também foi muito bem acolhida, uma vez que muitos utilizadores relataram maior conforto ao limpar as gengivas. “O facto de termos sido eleitos Escolha Nº1 do Consumidor, também reforça o selo de qualidade e experiência junto dos consumidores”, justifica.
Para o futuro, a Oclean ambiciona liderar uma transformação nos cuidados de higiene oral em Portugal, promovendo hábitos mais corretos e reduzindo significativamente o problema grave da perda de dentes.
A estratégia inclui expandir a acessibilidade da marca, ampliando a presença em mais canais e plataformas digitais, aumentando a visibilidade; educar e informar, continuando a investir na Comunidade Oclean para educar os consumidores sobre a saúde gengival e a importância da escovagem correta; e dinamizar a categoria, promovendo a transição da escovagem manual para a sónica de forma sustentada, com campanhas que destaquem os benefícios em conforto, eficácia e saúde oral. “A Oclean veio para criar uma mudança duradoura nos hábitos de higiene oral dos portugueses, tornando a saúde oral acessível, simples e eficaz para todos”, remata.
Sofia Dutra