O número de portugueses que diz ter abandonado redes sociais cresce para 19,6%, um valor que representa um acréscimo de 2,5% face aos 17,1% de portugueses com perfis em redes sociais que assumiam, em 2020, ter abandonado alguma rede. Assim, um em cada quatro utilizadores, que assumiu ter abandonado alguma destas plataformas no último ano, referiu o Facebook como a rede que deixou de utilizar. A falta de interesse foi o principal motivo apontado pelos inquiridos (36,8%) para justificar a decisão de abandonar estas redes sociais. A falta de tempo e o pouco uso foram outras das razões mais referidas.
Embora seja a rede social com mais abandonos, o Facebook continua a ser a que com mais utilizadores em Portugal: 93,4% dos utilizadores de redes sociais afirmam ter perfil criado no Facebook.
A edição de 2021 do estudo concluiu, ainda, que os portugueses têm, em média, contas criadas em seis redes sociais. Ou seja, mais do dobro da média que se verificava em 2011, quando a Marktest começou a produzir este estudo.