De acordo com a APAN, este valor representa um aumento de 375 % em relação à primeira edição em 2005 e um crescimento significativo de 36,4 % face ao ano passado. Além disso, refere ainda que estes “resultados históricos” assentam em três fatores essências: a inovação, a excelência e o reconhecimento.
Em 2024, os projetos estão divididos em 18 categorias: Alimentação e Bebidas (6,7 %); Saúde, Higiene, Beleza e Cuidado do Lar (2,6 %); Produtos de Consumo Duradouro (2,6 %); Telecomunicações e Media (5,1 %); Serviços Financeiros e Media (4,1 %); Distribuição e Restauração (6,7 %); Restantes Serviços e Administração Pública (8,2 %); Novos Produtos e Serviços (2 %); Ativação e Patrocínios (7,2 %); Comunicação Institucional (9,2 %); Comunicação Tática (10,8 %); Utilização Criativa de Meios (5,6 %); Envolvimento de Comunidades (8,7 %); Low Budget (4,1 %); A Força do Bem (4,6 %); Commerce & Shopper (4,6 %); Brand Content & Entertainment (6,1 %) e Data Driven (1 %).
“São 20 anos a premiar o melhor que a indústria de marketing e comunicação fazem e este nível de participações são uma demonstração única do reconhecimento destes prémios”, afirma o secretário-geral da da APAN, Ricardo Torres Assunção. “Vai ser uma tarefa árdua para o nosso júri, mas acredito que será uma enorme satisfação para todos os que irão avaliar os casos submetidos”, acrescenta.
As candidaturas vão ser avaliadas por um grupo de jurados composto por 14 membros, presidido pelo administrador de Marketing do Super Bock Group, Nuno Bernardo. A lista de candidatos pode ser consultada aqui.
Simão Raposo