Os Young Lions Portugal rugem rumo a Cannes

Os Tangity Young Lions Portugal anunciam as duplas vencedoras. Os 14 jovens distinguidos vão representar o País nas Young Lions Competitions, integradas no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, que se realiza entre 16 e 20 de junho, em França.

Os Young Lions Portugal rugem rumo a Cannes

Entre os dias 4 e 8 de abril, mais de meia centena de finalistas nas áreas de marketing, digital, relações públicas, imprensa/outdoor, design, filme e media tiveram a sua criatividade posta à prova. Os participantes tiveram de responder aos briefings das marcas participantes este ano, consoante a categoria a que se candidatavam. As insígnias foram: Betclic, NOS, Worten, Bellissimo Cafés, Turismo de Portugal, União Zoófila e Nuvem Vitória.

Três dos desafios tinham em comum a necessidade de apelar a uma nova geração de consumidores. Na categoria Digital, apresentando soluções para que a Worten seja mais “cool” aos olhos da Geração Z, Mariana Santos e Maria Vaz da Silva, da Havas, sagraram-se vencedoras. Também a NOS, na categoria de Media, desafiou as equipas a criar um diálogo entre a WTF e a esta geração, com Débora Jaime, da Arena, e João Santos, da Buzz Mosquito, apresentarem a melhor resposta. Bruno Loureiro e Joana Luís, da Via Verde, destacaram-se na área do Marketing, ao desenvolver uma proposta para aproximar a Bellissimo de um público mais jovem.

Já a União Zoófila, convite da MOP, optou por uma abordagem emocional, solicitando, em Design, uma sugestão de key visual para uma campanha de incentivo à adoção de animais. No que diz respeito a PR, a Nuvem Vitória, escolheu uma estratégia de promoção do décimo aniversário da associação. Os galardões das duas categorias foram entregues a Michelle Silva, da Judas, e Carolina Gonçalves, da BAR Ogilvy, e Sofia Tavares de Carvalho e Matilde Ribeirinho, da Havas, respetivamente. Já Mariana Laurência e Carlos Alberto, da ACNE, apresentaram a melhor proposta para alargar o dinamismo da campanha “Aposto que não és capaz”, da Betclic, a Imprensa/Outdoor. Por fim, o Turismo de Portugal desafiou as duplas da categoria de Filme a retratar o País como “um destino de união e alegria”, com Beatriz Roque e João Bronze, da BBDO TBWA a alcançar o primeiro lugar.

A representante dos LIONS Festivals em Portugal, Ana Paula Costa, elogia “a paixão e o talento que foi possível testemunhar ao longo dos últimos dias”, assumindo que tem confiança no sucesso das duplas selecionadas na edição internacional, que se realiza em Cannes. Acrescenta que esta edição foi a prova de que os jovens têm “plena consciência de que a vida dura muito pouco para deixar passar a oportunidade de evoluir a nível profissional e pessoal”.

Por seu turno, o CEO da MOP, Vasco Perestrelo, acrescenta que os vencedores deste ano personificaram” a urgência criativa” que foi partilhada na campanha de promoção desta edição dos Young Lions. O responsável conclui dizendo que os eleitos levam consigo não apenas as suas ideias, mas a mensagem de que a criatividade portuguesa é “audaz, imediata e pronta para deixar a sua marca”.

Simão Raposo

Quinta-feira, 10 Abril 2025 11:45


PUB