Vista por uma média de 193 mil pessoas em Portugal, a versão norte-americana de “Peso Pesado” é transmitida pela SIC Mulher desde o verão de 2010, e o facto de ser um “programa de fluxo”, com o canal a transmitir “séries consecutivas” sem paragens, levou à fidelização do público do cabo, acredita Pedro Boucherie Mendes.
A dinâmica do programa em si mereceu também a preferência dos portugueses, já que a competição tem a “originalidade de os vencedores serem apurados de forma quantitativa”.
Comparando com outros formatos, o vencedor de “Peso Pesado” não será “quem canta melhor” ou recolhe preferências mais subjetivas, antes “quem perde mais peso” de uma forma objetiva e comprovada.
Originalmente intitulado de “The Biggest Loser”, o programa, cuja versão portuguesa começa no domingo na SIC, é um original da NBC e começou a ser emitido nos EUA em 2004. Atualmente, o formato vai na sua 11.ª temporada em território norte-americano.
Adaptado em 27 países e com a versão original a ser transmitida num total de 90, “The Biggest Loser” foi o programa do cabo português mais visto em 2010, o que terá potenciado a criação de uma versão portuguesa do concurso, que estreia no domingo na SIC.
A versão portuguesa do formato da NBC estreia no domingo à noite na SIC e é apresentado por Júlia Pinheiro.
Fonte: Lusa

