O projeto pretende mapear, reconhecer e implementar melhores práticas ao nível da gestão de marcas territoriais em Portugal e assume-se como uma plataforma e programa estruturado para a qualificação dos territórios nos domínios do branding e do marketing territorial, despertando instituições e profissionais para processos consistentes e continuados de desenvolvimento destas marcas.
Esta primeira fase direciona-se para municípios e prevê o “reconhecimento público e validação científica do seu compromisso e trabalho”.
“Uma equipa de especialistas avaliará o estado de maturidade das respetivas marcas territoriais através de uma matriz de critérios subdivididos por cinco eixos de atuação que vão desde a governação à identidade e perceção da marca”, explica o presidente executivo do CEIT, Cristóvão Monteiro.
O profissional relata que o maior desafio foi juntar um conjunto de marcas territoriais relevantes a nível nacional e de perfis distintos, entre elas Albufeira, Alcochete, Baião, Braga, Cascais, Castelo Branco, Castro Daire, Coimbra, Fundão, Lisboa, Lousã, Maia, Palmela, Ponte de Lima, Sertã, Sesimbra e Vouzela.
Durante o próximo ano, estão previstas atividades complementares onde se incluem workshops, formações avançadas, debates e uma conferência nacional sobre a temática.