Assinado por Janelle Nanos, a reportagem insere-se na seção Explorers Clube e constitui o relato de uma viagem pela costa, “interminável”, de Lisboa até Sagres. A autora inspira-se nos “pioneiros marinheiros” portugueses, pelo que as primeiras imagens são da Torre de Belém e do Padrão dos Descobrimentos.
De Lisboa, a jornalista retém igualmente a “cascata de colinas” vista do castelo de São Jorge, bem como os elétricos e as ruelas da Sé e de Alfama. Passa ainda pelas noites animadas do Bairro Alto.
Passando a ponte, Setúbal é a primeira paragem, atrás dos avistamentos de golfinhos, mas também do peixe e do marisco frescos. Com o Portinho da Arrábida no itinerário, segue para Troia e para a Comporta, que designa como “enclave turístico”, continua a descer até Sines, evocando Vasco da Gama.
Chega finalmente à costa vicentina, “verdadeiramente selvagem”. Milfontes, Zambujeira do Mar e Vila do Bispo são pontos de passagem obrigatórios nesta rota até Sagres. Para acabar como começou, com as memórias dos descobrimentos.