“Com este estudo, pretendemos divulgar a nova realidade que os profissionais de marketing e organizações enfrentam. Uma realidade que multiplica a relevância da área que representam, tornando-se, em muitas ocasiões, a primeira linha de contacto com os clientes que procuram informações, segurança e confiança como nunca tinham feito antes”, afirma, em comunicado, a diretora da área de Engagement e Digital da LLYC em Portugal, Marlene Gaspar.
Esta análise – diz a consultora – permitiu conhecer o que mudou nas organizações em relação aos formatos de investimento em comunicação e marketing, quais são as ações em curso para reforçar a segurança e a confiança do consumidor, os territórios de ativação das marcas e os desafios de negócio e organizacionais da atualidade. O estudo identifica ainda os fatores externos que são mais preocupantes para os responsáveis de marketing nos próximos meses e as respostas que estão a ganhar forma para os solucionar.
Assim, entre as tendências encontram-se a emergência de novos modelos de negócio e mudanças nos valores do consumidor: são o fator externo mais crítico para 47% e 39% dos respondentes, respetivamente.
A promoção de publicidade digital para canais próprios e de terceiros é outra das tendências, a par do reforço do atendimento ao cliente, do compromisso das empresas com a sociedade e da necessidade de as organizações serem mais colaborativas do que nunca. Além disso, a adaptação aos atuais clientes e a captação de novos clientes foi também considerada chave para lidar com as mudanças do atual contexto.