A obesidade afeta atualmente 28,7 % dos adultos portugueses entre os 25 e os 74 anos, representando cerca de 3 % do Produto Interno Bruto (PIB) em custos diretos e indiretos. Por essa razão, surge a necessidade de implementar novas abordagens de comunicação que consigam ir além das mensagens tradicionais apenas sobre o estilo de vida.
É nesse seguimento que chega esta campanha, que pretende dar voz aos medos que as pessoas que vivem com obesidade muitas vezes sentem, nos quais se incluem o receio de perder a energia, a agilidade e a resistência, e de desenvolver muitos outros problemas de saúde, e sensibilizar para a procura de mais informação e apoio médico adequado.
“Quanto Pesa o Medo?” está presente em televisão, múpis digitais em ambiente hospitalar e farmácias a nível nacional, e plataformas digitais, remetendo para o site da campanha. Este reúne conteúdos informativos, testemunhos, vídeos, podcasts e ferramentas interativas.
O presidente da SPEO afirma que é “fundamental” que todos percebam que a obesidade vai muito além do peso e que pode promover o desenvolvimento de problemas “sérios” de saúde. Com esta iniciativa, José Silva Nunes espera que as pessoas sintam que podem falar sobre todos os seus receios com o seu médico, sem medos.
Já a presidente da SPEDM, Paula Freitas, adianta que o objetivo é reconhecer os desafios reais das pessoas que vivem com esta doença e o papel que o médico pode ter para ajudar a ultrapassar os seus medos.
Por seu turno, o presidente da ADEXO, Carlos Oliveira, acrescenta que este projeto mostra que ninguém está sozinho e dá coragem para dar o primeiro passo, que passa por pedir ajuda.
Simão Raposo