“Quem foi a vítima?”, a Quebrar o Silêncio revela

A Quebrar o Silêncio, a primeira associação portuguesa sem fins lucrativos dedicada ao apoio a homens e rapazes sobreviventes de violência e abuso sexual, lança uma nova campanha de sensibilização. Sob o mote “Quem foi a vítima?”, este projeto, com assinatura do Clube Recriativo, visa promover um diálogo “saudável e livre de preconceitos” sobre o abuso sexual.

“Quem foi a vítima?”, a Quebrar o Silêncio revela

A violência sexual contra homens continua a ser um tema pouco discutido e marcado por tabus, preconceitos e estigmas. Nesse seguimento, surge este filme que recorre ao mistério para abordar a violência sexual contra os homens, partindo da descoberta, dentro de uma sala de aula, da pessoa que terá  sido vítima no dia anterior.

Desta forma, parte-se da dificuldade da sociedade em aceitar que um homem adulto, frequentemente visto apenas como agressor, possa ser vítima. Ao longo do vídeo, o público é levado a assumir que a vítima é uma criança, até ser confrontado com a revelação de que se trata, afinal, de um homem adulto, neste caso, o professor.

O fundador e diretor criativo do Clube Recreativo explica que recorreu ao jogo ao “Quem é Quem” porque sabe o quão difícil é para a associação encontrar estas pessoas. Francisco Pedreira acrescenta que o trabalho da organização é “fundamental” para as apoiar, “porque vê e compreende aquilo que a sociedade ainda não está preparada para ver”.

A campanha terá destaque nos eventos, palestras e entrevistas promovidas pela Quebrar o Silêncio, incluindo participações televisivas dedicadas ao trabalho desenvolvido e à divulgação desta iniciativa. Paralelamente, estará focada sobretudo nos canais digitais da marca.

Simão Raposo

Sexta-feira, 13 Fevereiro 2026 09:57


PUB