Nesta 24.ª edição dos Novos Talentos FNAC, a marca desafia o lugar da arte num mundo onde a Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente, e lembra que a verdadeira inteligência está na imaginação, no erro e na emoção. A iniciativa mantém o compromisso de descobrir e promover novos artistas nas áreas da Escrita, Música, Fotografia, Cinema, Ilustração e Videojogos.
“Vivemos tempos extraordinários, onde a IA já não é ficção científica, mas uma ferramenta presente e revolucionária. Contudo, na FNAC, acreditamos que a criação é emoção, improviso, risco e identidade, algo que nenhuma máquina pode replicar”, explica a diretora de Marketing e Comunicação da FNAC DARTY Portugal, Inês Condeço, acrescentando que não ignoram a tecnologia, mas defendem que deve ser uma “aliada, usada com consciência e ética”
A edição de 2026 traz também um júri renovado e mais diverso. Na Música, Selma Uamusse e Samuel Úria juntam-se a Henrique Amaro e Lia Pereira. Na Fotografia, Diana Tinoco, Marisa Cardoso e José Goulão integram o painel ao lado de João Porfírio. Na Escrita, João Tordo e Conceição Garcia recebem Rita da Nova e Álvaro Cúri. Por fim, nas restantes categorias, mantêm-se os criadores dos anos anteriores: Paulo Trancoso, Tiago Guedes, Leonor Teles e Paulo Viveiros, em Cinema; Leonor Zamith, Bernardo Carvalho, Catarina Sobral e João Fazenda juntam-se para a Ilustração; e Ricardo Flores, João A. de Matos, André Santos e Miguel Dias representam a categoria Videojogos.
Os projetos serão avaliados entre 1 de março e 30 de abril, e os vencedores serão anunciados no FNAC LIVE 2026, evento que celebra a cultura e o talento nacional.
Cada vencedor receberá o Prémio Monetário Repsol, no valor de 5.000€, além de distinções e prémios atribuídos por parceiros como: HP, HyperX, OMEN, Fujifilm, Faber-Castell, Universidade Lusófona, World Academy, Kobo, Narrativa e Lisboa Games Week. As menções honrosas serão distinguidas com 2.500€ e oportunidades de formação, exposição e publicação.
Carolina Neves

