Briefing | Que significado pessoal tem para si representar Portugal enquanto jurada no painel de Film Craft do Eurobest?
Raquel Gomes da Gosta | É uma honra enorme, com ainda maior responsabilidade porque, além da participação individual, acabo por representar também Portugal, uma vez que sou a única. É um privilégio poder partilhar experiências e visões.
Quais são os critérios mais importantes que vai ter em conta ao avaliar os projetos?
São ainda algumas inscrições… Somos um grupo de seis pessoas a votar nesta categoria. Todos os trabalhos são avaliados e temos todos voz nas diversas votações. Tive a sorte de calhar num grupo que partilhou também critérios comuns que vão para lá da indiscutível qualidade dos trabalhos. Tentamos sempre, além da avaliação técnica de “craft”, medir a relevância da mensagem.
Que lições do seu dia a dia profissional na Havas vai aplicar no júri?
A experiência permite avaliar uma categoria mais técnica. Trabalhar numa agência como a Havas aporta também o conhecimento de campanhas 360 e com alcance mundial.
Quais expectativas tem quanto às tendências emergentes em Film Craft que podem surgir em inscrições este ano?
Neste momento, já está tudo avaliado. O que gostei muito de ver foi o conteúdo das várias peças. Não me posso alongar muito neste tema, uma vez que os resultados não serão já divulgados, mas tivemos peças com conteúdos maiores e muito interessantes.
Que conselhos daria a produtores ou realizadores portugueses que queiram submeter projetos a festivais como o Eurobest?
Portugal tem uma enorme qualidade técnica nesta indústria. Claro que em função dos briefings e dos projetos, os realizadores e produtores podem ou não ter mais liberdade criativa. Acredito que o lugar ideal para um melhor resultado é quando a agência e realizador trabalham mais perto.
Não será um conselho, mas, na minha opinião, ganharíamos todos se tivéssemos mais tempo, em Portugal, para produzir campanhas. Os nossos cronogramas não são comparáveis com nenhuns dos que aqui assisti. Ter tempo é essencial para uma criatividade segura e uma ideia refletida num bom filme. Fora isso não acho que estejamos num patamar diferente dos vários países aqui representados em termos de qualidade.
Carolina Neves

