- IA na interação com os consumidores
Os chatbots e as assistentes virtuais já não são novidade para o setor do Marketing. Este tipo de tecnologias, que vieram redefinir a interação das marcas com os seus consumidores, entram em 2024 a tirar o maior proveito da inteligência artificial. Desta forma, cada cliente terá uma experiência personalizada e em tempo real, melhorando a qualidade da relação e da interação entre ambas as partes.
- Realidade virtual e realidade aumentada
Estes tipos de tecnologias abriram portas à criatividade e à forma como as marcas interagem com as suas audiências. Um exemplo foi a campanha da Burger King “Burn That Ad”. Contudo, são já várias as marcas que têm estas tecnologias incorporadas nas suas estratégias, o que permite aos consumidores terem uma experiência mais imersiva com as insígnias.
- Marketing de sustentabilidade e ética
As preocupações que as audiências modernas têm revelado perante as questões climáticas e de injustiças sociais são aspetos que devem ser tidos em conta nas estratégias de marketing, para 2024. A capacidade que as marcas têm em transmitir estes valores, e acrescentar valor, será um fator diferenciador no mercado.
- Uso de Big-data e Analytics para personalização das experiências
Esta tendência, mencionada previamente no artigo sobre o uso da IA no setor do luxo, revela-se transversal a todos os setores. Ao tirar o proveito máximo dos dados recolhidos, as marcas têm capacidade para fazer campanhas à medida dos clientes, tornando as experiências únicas.
- Domínio do vídeo marketing e conteúdo de curta duração
A capacidade de retenção de atenção das audiências tem se vindo a registar cada vez menor. Aliado a isso, tem se observado um aumento de utilizadores de plataformas como o TikTok ou o YouTube Shorts. Dessa forma, e quer seja para efeitos publicitários, como de storytelling, os vídeos de curta duração têm demonstrando uma maior eficácia.
Conclusão
Desta forma, em 2024, as marcas deverão adotar estratégias de marketing que otimizem as novas potencialidades da tecnologia, principalmente da inteligência artificial, ao serviço das abordagens centradas nas pessoas e no poder da personalização. A capacidade de adaptação e inovação, numa era em que a mudança é diária, é um fator que dita o sucesso no marketing, passando a ser as estratégias que misturam a tecnologia com as abordagens centradas nas pessoas as que serão mais bem sucedidas.
Mariana Paulo