O objetivo da campanha passa por aumentar a compreensão sobre demências e contribuir para a redução do estigma social associado a este tipo de doenças, e o arranque é marcado pelo lançamento de um vídeo com vários testemunhos de amigos de pessoas com alzheimer, e com declarações de figuras públicas, entre as quais Margarida Pinto Correia, Nuno Markl e Sílvia Rizzo.
As sessões de informação “Amigos na Doença e na Demência” são abertas a toda a população, têm entrada gratuita e decorrem em 19 centros comerciais geridos pela Sonae Sierra, em Portugal Continental e nas Ilhas. As primeiras estão estão marcadas para dia 8 de setembro, às 10:30, nas salas de cinema do Centro Colombo, em Lisboa, e no Silo-Espaço Cultural do NorteShoppping, no Porto.
Paralelamente, a associação Alzheimer Portugal promove ainda formações para embaixadores “Amigos na Demência” – projeto lançado o ano passado e no qual se insere a nova campanha –, com o objetivo de formar voluntários para se tornarem embaixadores.
De acordo com a diretora de Comunicação da Associação Alzheimer Portugal, Tatiana Nunes, a campanha visa “aumentar o número de ‘amigos’ que se comprometem a contribuir para que as pessoas com demência possam viver melhor”, algo que pode ser feito através de mudanças simples, como, por exemplo, substituir os termos “demente” e “demenciado”, por “pessoa com demência”, uma terminologia que coloca a pessoa em primeiro lugar, e não a sua doença.
briefing@briefing.pt