“Conseguir o Grand Prix dos Lions em Cannes nesta edição com uma campanha profundamente emotiva, original e inspiradora, deixa-nos com um orgulho muito sentido, e especial”, comenta o responsável de comunicação da BRO, João Vilela Geraldo.
Criada para a Siemens Healthineers, em colaboração com a CUF Portugal, a campanha transforma os sons de uma ressonância magnética, que podem atingir decibéis tão elevados como os de um avião militar, em histórias infantis, para que crianças em tratamento oncológico não sejam tão impactadas negativamente sempre que têm de fazer o exame. A criatividade é da Area 23 NYC.
“A singular reutilização dos sons produzidos pelos diagnósticos/scans de ressonância magnética (MRI) em áudio-books para as crianças que passam por esse processo/experiência tem um extraordinário efeito de poder transformar um momento particularmente complexo e difícil em algo profundamente criativo e inspirador”, observa.
“Esta campanha prova que o mercado de produção publicitária portuguesa pode estar em Cannes este ano com uma singular capacidade criativa, e revela que o talento das equipas portuguesas consegue transpor quaisquer barreiras de internacionalização”, afirma, salientando as palavras da presidente do júri que atribuiu o Prémio em Cannes. “A campanha revela uma invulgar capacidade de empatia, ‘storytelling at its best’”.
O realizador já tinha sido galardoado, com ouro, na edição do ano passado, com a campanha “The Most Beautiful Sound”, e a produtora deixa promessas para 2025. “Não há duas sem três”, diz João Vilela Geraldo. “2025 está ao virar da esquina. E já estamos a trabalhar nisso”.
Além deste premiado, foram já anunciados oito finalistas nacionais: Bar Ogilvy, em Digital Craft – Data Visualization, com “The Endagered Typeface”; Dentsu Creative, em Engagement: Direct – Consumer Services/B2B e Single Marktet Campaign, com “Improbable Housemates”; e em Engagement: Direct – Use of Humour e Use of Broadcast, com “Filhos do Euro 2024”; e Judas, em Entertainment Lions for Sport, com “Liga das Ligas”; e Coming Soon, em também em Entertainment Lions for Sport, com “Surfing the Odds”.
Sofia Dutra