Tudo começou com uma descoberta fortuita. Miguel Barral, cofundador da FORA, relembra como ele e um amigo encontraram um stock de óculos de sol vintage que decidiram vender em feiras e mercados de Lisboa. “Essa experiência inicial mostrou-nos uma oportunidade no mercado para uma marca independente, que combinasse qualidade, design e intemporalidade.” Assim nasceu a FORA, em 2014.
A entrada no mundo dos óculos foi orgânica, quase acidental. “Percebemos o potencial de negócio, mas aqueles produtos não refletiam o nosso gosto pessoal nem o nosso estilo”, explica. A solução? Criar algo à medida, com o seu design e os seus valores. Foi esse espírito de independência que deu origem à FORA, um nome que “celebra a vida ao ar livre e simboliza inovação e criatividade”.
Única
A marca destaca-se pela autonomia e pelo controlo total da produção, unindo estética, funcionalidade e qualidade. O resultado são óculos “diferenciadores e acessíveis”. “Temos muito orgulho em ser uma marca portuguesa, algo que mostramos em toda a nossa comunicação”, sublinha Miguel Barral, assegurando que a portugalidade da FORA se manifesta sobretudo no gosto pela vida ao ar livre e na aproximação à cultura portuguesa em várias vertentes: música, pintura, moda, artesanato, entre outras.
Digital e global
A aposta na comunicação digital é central, com forte presença em redes sociais, newsletters e no site oficial. A marca também utiliza outros meios, como campanhas publicitárias no exterior, e valoriza o contacto direto nas lojas, com a divulgação de todas as novidades.
Juventude
Os clientes da FORA são jovens – ou jovens de espírito – que procuram design, funcionalidade e atenção aos detalhes. “Interessam-se por estética e cuidam da sua imagem, sem nunca abdicar da qualidade. Procuram um design apelativo e funcional, que se destaca pela atenção aos detalhes”, comenta.
“Observamos que o setor da ótica está um pouco preso ao passado e, por isso, a FORA quer ser a resposta para este público mais jovem, trazendo frescura e inovação ao mercado”, justifica o cofundador.
Lá FORA
Atualmente, a FORA produz cerca de 20 mil unidades anuais e 65 % da faturação provém de mercados internacionais. A seguir a Portugal, os Estados Unidos são o maior mercado da marca, seguido pelo Reino Unido, França, Suíça e Alemanha. São mercados que têm vindo a “crescer bastante”, com a marca disponível em várias lojas retalhistas.
“Notamos também que muitos estrangeiros que visitam Portugal e conhecem a FORA se tornam clientes regulares, continuando a fazer encomendas a partir dos seus países. Este fenómeno representa uma parte significativa das nossas vendas internacionais”, revela Miguel Barral.
Olhar o futuro
Sobre os próximos passos, o cofundador mantém os planos comedidos, mas ambiciosos. “O nosso objetivo é continuar o percurso de que nos orgulhamos. Sabemos da força da nossa marca, da qualidade dos nossos produtos e do valor da nossa oferta”, sustenta. Uma confiança que os motiva a crescer, manter o foco e continuar a trabalhar com consistência. “Planeamos abrir mais lojas, lançar novos produtos e estreitar colaborações com outras marcas e instituições, tal como temos feito”, promete. “Sabemos que a pressa é inimiga da perfeição, por isso avançamos ao nosso ritmo, sempre fiéis aos nossos valores e ao que a FORA representa”, remata.
Sofia Dutra






