Vânia Silva: Fortalecer a comunicação

No Grupo Marsh McLennan há 17 anos, Vânia Silva encara o novo cargo de Head of Marketing and Communications da Mercer Portugal como uma oportunidade e uma responsabilidade acrescida. Uma nomeação “completamente alinhada” com o posicionamento “One Enterprise” do grupo. E que irá criar sinergias em termos de comunicação.

Fortalecer a comunicação

Briefing | Assumiu, em setembro, o cargo de Head of Marketing and Communications da Mercer Portugal. Em que medida estar no grupo desde 2006 é uma mais-valia?

Vânia Silva | Acredito que estar no Grupo Marsh McLennan há 17 anos é, simultaneamente, uma oportunidade e uma responsabilidade acrescida para assumir este novo desafio que me foi colocado. 

Uma oportunidade para dar o meu contributo para a Mercer continuar a afirmar-se como uma empresa dinâmica, com uma abordagem muito própria, que valoriza a proximidade com as pessoas e que acredita que o bem-estar interno se reflete na qualidade do trabalho e do serviço dado aos clientes.

Por outro lado, é uma responsabilidade para dar continuidade ao percurso que o Grupo tem tido em Portugal, onde marca presença há várias décadas. A Mercer acaba de assinalar 30 anos no nosso país e a Marsh comemorou 55 anos no ano passado. 

Considero que a principal mais-valia dos anos nesta “casa” é já conhecer muito bem as soluções e serviços que o Grupo pode oferecer aos nossos clientes, principalmente a Marsh, agora com maior profundidade os da Mercer.

Que sinergias são possíveis acumulando com o cargo de Head of Marketing da Marsh?

Este acaba por ser um passo natural, que vem no seguimento da articulação que já existia entre a Marsh e a Mercer, não só na abordagem a alguns projetos e desafios colocados pelos clientes, como ao nível da comunicação. Dou dois exemplos desta cultura colaborativa que já existia no Grupo: o facto de o CEO ser comum para a Marsh e para a Mercer já criava a oportunidade de abordar e envolver as duas empresas nos momentos de comunicação de âmbito mais institucional, valorizando as características distintivas de cada uma para proporcionar uma resposta integrada e completa. Outro exemplo diz respeito às iniciativas de responsabilidade social que desenvolvemos ao longo do ano e que são concretizadas com a participação conjunta de colaboradores de todas as empresas do Grupo.

Acredito que todas as sinergias em termos de comunicação serão fortalecidas, tanto externamente como internamente, porque será uma abordagem mais ampla.

De que modo a nomeação está alinhada com o posicionamento “One Enterprise” do Grupo Marsh McLennan?

Está completamente alinhada, porque espelha precisamente o posicionamento que o Grupo tem vindo a adotar ao longo dos últimos anos. Existe o intuito de centralizar a comunicação, salvaguardando as especificidades de cada empresa, o tom da comunicação e os valores e atributos que as diferenciam, e desenvolver uma atuação ainda mais integrada, planeada e assente numa estratégia clara e objetiva. É uma oportunidade para o Grupo ser ainda mais competitivo e posicionar-se de uma forma integrada no mercado.

Qual a principal mensagem que o Grupo quer comunicar ao mercado?

O Grupo Marsh McLennan é líder global nas áreas de risco, estratégia e capital humano e conta com 85 mil colaboradores a nível global em quatro empresas – Marsh, Mercer, Guy Carpenter e Oliver Wyman – unidas com um propósito comum: fazer a diferença nos momentos que importam para as pessoas, clientes e comunidades.

A nossa ambição é continuarmos a ser o parceiro das organizações na gestão de três áreas fundamentais: risco, pessoas e estratégia. Enquanto “One Enterprise”, temos todos os recursos e capacidades para tal. 

Disponibilizamos soluções que protegem e promovem oportunidades aos clientes, tudo isto com uma equipa que se caracteriza pela paixão que coloca em tudo o que faz, a empatia e a curiosidade na procura da melhor solução e das oportunidades que existem em cada risco ou desafio.

Que iniciativas de marketing tem o Grupo previstas para este ano?

Até ao final do ano vamos continuar a desenvolver alguns eventos dirigidos a clientes, bem como prosseguiremos com a nossa estratégia de responsabilidade social, com o envolvimento direto dos nossos colaboradores no desenvolvimento de ações que fazem a diferença junto da comunidade.

No que respeita a eventos presenciais, destacamos o evento que assinalou os 30 anos da Mercer em Portugal, o Raio-X aos Riscos, o Simpósio de Investimentos, o primeiro evento de golfe Marsh McLennan Portugal e a segunda edição do Torneio de Padel.

Quanto a eventos digitais, continuamos a desenvolver webinares e outras iniciativas sobre temas com relevância na agenda dos nossos clientes.

Ao nível interno, também continuaremos a dinâmica de comemorar várias efemérides de uma forma envolvente, bem-disposta e descontraída, bem como desenvolver momentos de team building, de balanço e de alinhamento dos colaboradores com os objetivos do Grupo. 

Sofia Dutra

Leia a entrevista na íntegra na edição impressa de outubro de 2023.

Segunda-feira, 11 Dezembro 2023 12:35


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