#WebSummit. A inteligência artificial como aliada da criatividade

A Inteligência Artificial (IA) está a acelerar o mundo e a criatividade é um dos exemplos, sendo que os modelos tradicionais das agências já não conseguem acompanhá-la. Esta foi a principal ideia defendida pela Chair & Global Chief Creative Officer da R/GA, Tiffany Rolfe, na Web Summit, que acontece em Lisboa.

#WebSummit. A IA como aliada da criatividade

De acordo com a oradora, 47 % das pessoas considera que a IA faz melhores recomendações do que a família e os amigos. Este foi o ponto de partida da sessão “Rewiring creativity for the Intelligence Age”, onde a Chair & Global Chief Creative Officer da R/GA afirmou que, tal como o mundo evolui, as marcas têm de seguir este caminho. Para Tiffany Rolfe, a eficiência só deve ser medida se se utilizarem as ferramentas tecnológicas nas mesmas funções que se faziam anteriormente, de forma a ser possível comparar as duas realidades.

A responsável quis ainda acalmar algum nervosismo que pudesse existir, dizendo que é normal estar desconfortável com a evolução da tecnologia porque este é um momento de transformação e deve-se aguardar para que a situação estabilize.

No que diz respeito à situação atual do uso de IA, sublinha que esta permite que as campanhas sejam cada vez mais personalizadas, permite uniformizar a identidade visual em vários formatos e torna os sites mais adaptados aos interesses dos consumidores. “Somos criativos, mas temos de utilizar estas ferramentas para melhorarmos os nossos projetos”, conclui.

Simão Raposo

Terça-feira, 11 Novembro 2025 13:46


PUB