#WebSummit. IA: o novo colega de trabalho?

Cada vez mais a Inteligência Artificial (IA) é uma aliada de trabalho no setor do Marketing. Contudo, é necessário perceber quais as ferramentas que são modas passageiras e quais podem ser realmente úteis. O CMO da Qualcomm, Don McGuire, e o CEO da Code and Theory, Michael Treff, debateram este tema na Web Summit, que está a acontecer em Lisboa.

#WebSummit. IA: o novo colega de trabalho?

“A IA tem de ser integrada no workflow das empresas senão vai falhar”. Foi esta a ideia defendida por Don McGuire na sessão moderada pelo CEO da MIT Technology Review BR, André Miceli, que teve como mote “Marketing mastery in the AI era”. O CMO da Qualcomm afirma que está entusiasmado pelo facto de a generalidade das pessoas estarem a perceber e adotar as potencialidades da IA.

Em relação à utilização desta ferramenta para auxiliar o trabalho, Michael Treff considera que é “impossível” que todos os projetos que recorrem à IA funcionem porque, neste momento, ainda se encontra em fase de experimentação. O profissional acredita ainda que as ferramentas estão sempre a mudar, mas os objetivos mantêm-se e, por isso, é essencial escolher as ferramentas adequadas para as metas estabelecidas. Neste debate, também disse que esta é uma oportunidade para os criativos, uma vez que permite poupar tempo em tarefas mais rotineiras, permitindo parar para pensar.

De acordo com o CMO da Qualcomm, do ponto de vista empresarial, para que se consiga utilizar a IA da melhor forma, é necessário reunir todos os stakeholders, analisar as ferramentas disponíveis e perceber quais são as mais adequadas para serem adotadas. O responsável deixa o alerta que estão sempre a surgir várias inovações e que não se deve cair na tentação de utilizá-las a todas porque podem não ser as melhores; por isso, deve-se esperar para perceber se são as mais indicadas.

Don McGuire prevê ainda que quando a IA se tornar autêntica e começar a dar sugestões antes de receber qualquer pedido, vai tornar-se mais interessante e “o céu será o limite”. Contudo, pensa que os humanos devem estar no comando e que a IA deve começar o trabalho, mas as pessoas devem ser as responsáveis por finalizá-lo. Tendo em conta as novidades que se esperam para os próximos tempos, Michael Treff pensa que “se algum profissional de Marketing não estiver mais entusiasmado agora do que estava antes, está no setor errado”.

Simão Raposo

Quinta-feira, 14 Novembro 2024 10:28


PUB