Um estudo recente revela que 80 % dos CEO não confia nos seus CMO. Algo que pode parecer preocupante tem solução, de acordo com Neil Barrie. O profissional elenca algumas das características que estes responsáveis de Marketing devem ter para que consigam gerir as exigências do cargo. Entre elas, incluem-se: ser multifacetado, estar focado no crescimento, fazer boa análise de dados, ter um propósito, trabalhar em comunidade, conhecer a cultura da empresa, e conhecer a marca pessoal e saber como aplicá-la. O líder da TwentyFirstCenturyBrand defende ainda que se o CEO de uma empresa tiver “grandes ideias” não será necessário existir um CMO; contudo, considera que isto é muito raro porque esta figura é importante para tomar as decisões necessárias.
Já Gabie Boko acredita que os CMO assim que deixam de reconhecer a organização onde se inserem e deixam de ter como foco o crescimento, o desempenho das suas funções começa a estar em causa. Tal como o seu colega de painel, a norte-americana considera que é necessária a participação de elementos de vários departamentos para o seu trabalho ser bem-sucedido. Destaca ainda que para que se consiga atingir as metas definidas, é necessário conhecer a narrativas e a razão que levou à sua definição.
A sessão “CM-Over? The changing world of the marketing boss” teve a moderação da colunista da Forbes Brasil Luciana Rodrigues.
Simão Raposo