Para o director da Interbrand, “são necessárias medidas consistentes que ofereçam credibilidade, assegurando que a estratégia de negócio e a de marca estejam alinhadas. As marcas devem manifestar a sua liderança adquirindo o controlo da situação, explicando porque estão imersas na polémica e oferecendo soluções que demonstrem que realmente vão realizar alterações na organização”.
Uma das grandes marcas que soube dar a volta à crise foi a companhia norte-americana McDonald’s. Actualizando a marca e vinculando-a a novos valores como a saúde, a McDonald’s conseguiu reforçar a sua oferta e aproveitar o momento para roubar quota de mercado à Starbucks, apresentando-se como uma opção mais económica no segmento do café Premium. Outras marcas tomaram diferentes medidas, como foi o caso da Louis Vuitton, por exemplo, que apesar de manter o volume de vendas acima do esperado deverá reduzir o seu valor. Assim, a marca francesa decidiu baixar os preços dos seus produtos em 7%, adiando também os planos para abrir em Ginza, conceituado bairro de Tóquio, uma enorme loja com dez andares.
Estes e outros casos estarão disponíveis em artigo assinado por Pedro Veloso, director da Interbrand, no primeiro número da nova série do Jornal Briefing, o qual chegará aos assinantes no dia 15 de Setembro.
Fonte: Briefing