Qualquer empresa anunciante, agência, fornecedor ou retalhista, associada ou não da POPAI Portugal, que tenha exibido os seus materiais de merchandising no ponto de venda, durante o período compreendido entre 1 de janeiro de 2014 e 31 de dezembro de 2015, pode concorrer apresentando a candidatura até 13 de outubro.
São 15 as categorias a que os candidatos podem concorrer aos troféus de ouro, prata e bronze: Alimentar; Bebidas; Saúde, Higiene pessoal e Beleza; Limpeza do Lar; Automóvel; Eletrónica; Moda e Desporto; Acessórios; Serviços; Entretenimento, Brinquedos e Jogos; Digital in Retail; Store Design/Store in Store; Casa, Jardim, Praia e Campo; Prémio Inovação e Prémio Sustentabilidade.
O júri é composto por profissionais do mercado, empresas anunciantes, agências, fornecedores, distribuição, retalho e gráficas. Já a divulgação dos premiados é desenvolvida em dois momentos: na primeira fase são conhecidas as peças vencedoras de cada categoria, sem distinção dos prémios atribuídos e na segunda fase, serão apresentados os vencedores, na gala que ocorrerá a 30 de novembro.
Na última edição, em 2014, saíram vencedores a Incyte Ativism, que levou para casa 26 estatuetas, sendo sete de ouro, a Sonae MC, com 20 galardões, a Up Partner, com 16 “índios”, sete de ouro, e a Unicer, com 11.