Drones já podem entregar encomendas… em França

A Direção-Geral da Aviação Civil (DGAC) francesa acaba de autorizar o DPDGroup a operar uma linha comercial em França. Será assim possível, pela primeira vez, uma rota para a entrega de encomendas por drones.

Assim, uma vez por semana, o drone DPDgroup viaja entre Saint-Maximin-La-Sainte-Beaume e Pourrières, no sul da França, numa rota regular de 15 Km, para fazer a entrega de encomendas numa incubadora de empresas, incluindo startups especializadas em tecnologia. Tanto para a partida como para a chegada do drone, é utilizado um terminal de entrega – o ponto Pickup – que visa assegurar as fases de carregamento das encomendas, desde a descolagem até ao desembarque e colocação do pacote, segundo o grupo, em comunicado.

Atualmente, apenas a Chronopost e a DPD em França têm a opção de enviar encomendas por drone até um ponto Pickup instalado propositadamente para o efeito, estando prevista a possibilidade de alargar esta solução a outros países. No caso concreto de Portugal, esta seria, afirma a Chronopost, “uma abordagem interessante, pela maturidade do mercado, sendo hoje a inovação uma necessidade estratégica para a maioria das empresas”.

No entanto, a Chronopost defende a importância de salvaguardar a segurança pessoal e material, alertando que demasiadas restrições ao uso de drones podem limitar o potencial de inovação das empresas e comunidades em Portugal. “É importante considerar algum alívio às restrições impostas recentemente na chamada “Lei dos drones” e olhar para este fenómeno do ponto de vista dos benefícios que o uso regulado de drones pode trazer para as comunidades”, acrescenta.

briefing@briefing.pt

 

Terça-feira, 20 Dezembro 2016 13:19


PUB