Numa primeira fase, o serviço está disponível quer na app Via Verde quer na app especifica Via Verde Estacionar, e em seis cidades: Porto, Gaia, Amadora, Portimão, Vila Real e Figueira da Foz. O objetivo é permitir que os utilizadores dos parques de estacionamento façam o pagamento de forma “mais simples, mais rápida e mais segura”.
Para utilizar esta solução, diz a marca que a “app Via Verde é a peça fundamental neste processo”, uma vez que dá acesso ao registo como cliente, à criação de uma conta Via Verde Mobilidade, e à utilização do serviço Via Verde Estacionar. Para realizar o pagamento, o cliente terá de efetuar quatro passos: escolher um veículo; escolher uma cidade; escolher uma localização; e escolher a duração e a quantia.
Após fazer estas seleções, o utilizador pode premir o botão “Iniciar estacionamento”. Com o início, é disponibilizado um ecrã com informação sobre o tempo que falta para acabar, a hora a que foi iniciado, a hora em que termina, o custo, o veículo, a cidade e a zona, assim como um botão para prolongar e/ou para terminar o estacionamento.
Esta solução também liberta o utilizador da preocupação de fazer pré-carregamentos, porque está assente no modelo de pós-pagamento atual da Via Verde, desenvolvido em parceria com a SIBS.