Lisboa é (outra vez) a cidade com a marca mais forte

Lisboa, Porto e Braga continuam a ocupar os três primeiros lugares do ranking de marcas municipais portuguesas, geral e de negócios. Trata-se do Portugal City Brand Ranking, da Bloom Consulting, que avalia os municípios nacionais em três categorias – visitar, investir e viver.

O município de Lisboa sagra-se, pela terceira vez consecutiva, vencedor nas três categorias em análise, sendo considerada a melhor cidade para investir, para viver e para visitar. Segundo a Bloom Consulting, existem três fatores que justificam este resultado: o número muito elevado de procuras on-line que recolhe, cerca de 22,5% do total nacional, o elevado número de seguidores nas redes sociais e a performance do website.

Porto e Braga completam o top 3, ficando em segundo e terceiro lugares, respetivamente. Considerado o segundo melhor município do país para viver, Cascais apresenta-se como 4.º classificado, com “excelente desempenho nas categorias Turismo e Negócios, aparecendo nesta edição com uma pontuação quase semelhante a Braga”.

O município que fecha o top 5 é Coimbra, à semelhança do que aconteceu no ano passado, segue-se Sintra, na 6.ª posição, que ultrapassa Oeiras e a deixa na 7ª posição, o 8º lugar é ocupado pelo Funchal. A cidade de Guimarães volta a estar na 9ª posição, que já tinha ocupado em 2014. Na 11ª posição no ano passado, Aveiro regressa ao top10.

As regiões Norte e Lisboa dominam inequivocamente o top 25, com sete municípios cada uma. A Região Centro segue-se às anteriores, apresentando seis municípios e o Algarve, três. Com um município cada, encontra-se o Alentejo e a Madeira. A Região Autónoma do Açores não apresenta nenhum município, embora Ponta Delgada tenha subido 6 posições.

O Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking 2016 mede a eficácia da estratégia de gestão da marca de cada município, separadamente. Baseia-se em factos concretos, que incluem o desempenho e o crescimento económico das cidades, dormidas, procuras e desempenho nas redes sociais.

brieifng@briefing.pt

 

Terça-feira, 19 Abril 2016 11:04


PUB