O coautor deste relatório, Ben Schubert, explica que “o design das embalagens é a ‘ovelha negra’ do mundo do marketing. Recebe pouca atenção comparativamente com outras variáveis e o seu impacto tende a ser subestimado”.
Schubert aponta como exemplo os vencedores Whiskas e Air Wick mas destaca ainda o exemplo da primeira cerveja russa premium não pasteurizada, Gold Mine Beer’s Zhivoe. “A garrafa era tão diferente das tradicionais que rapidamente saltou das prateleiras”, refere Schubert.
Nos três casos, a aposta no design das embalagens foi considerada fundamental para o sucesso do lançamento do produto e Schubert chama a atenção dos marketers para esse fator e refere que “cerca de 60% das decisões são tomadas nos lineares e 56% dos consumidores europeus dizem descobrir novos produtos em loja comparativamente com 45% que o fazem através dos anúncios televisivos”.
No Breakthrough Innovation Report foram analisados 9.900 lançamentos de novos produtos na Europa dos quais se destacaram 11, que geraram pelo menos 7,5 milhões de euros em vendas no primeiro ano de lançamento (5 milhões de euros nos lançamentos na Europa Oriental) e mantiveram pelo menos 90% desse valor no segundo ano.

