Em Portugal, 88% do consumo de água está associado a uma utilização doméstica (INE, 2008). Cada português consome, em média, diariamente 173 litros de água (INE, 2009), sendo que parte relevante deste consumo é gasto, individualmente, no duche. Grande parte do desperdício individual de água verifica-se no banho, um duche de 15 minutos gasta cerca de 105 litros de água.
Tendo por base este indicador, conclui-se que poupar água é também uma questão de tempo, ou seja, o consumo de água pode realmente ser reduzido significativamente se estivermos conscientes que todas as nossas rotinas diárias têm um tempo óptimo de realização, que evita o desperdício.
A música foi o “território comunicacional” escolhido para comunicar esta mensagem, por ser universal, fun e com um forte cariz emocional e de proximidade. A sua letra conta uma história por metáforas, onde descreve um banho de uma pessoa individual, falando de actos comuns relacionados com o banho – pequeno-almoço, a hora de acordar, o arranque do dia – sensibilizando para a temática do consumo/poupança.
O call to action apela para que cada individuo se torne o Herói do Dia ao poupar água no duche. É uma mensagem centrada no indivíduo e não no colectivo, de forma a conseguirmos tocar cada uma das pessoas, falando-lhe do seu banho diário. Optamos por alertar de forma concreta e individual.
A música “Herói do Dia” marca o tempo ideal dos duches dos portugueses. “Banho não é um SPA, 3 minutos já está!” Este é o ritmo que vai marcar o uso eficiente de água nos duches dos portugueses contribuindo para o uso mais racional da água. A música, criada especificamente para esta campanha assenta num registo Pop com vista a impactar várias gerações, targets psicográficos e perfis de clientes.
Concebida pela Brandia Central para a Sonae Sierra, esta campanha digital tem como plataforma base a página “Poupar ao Ritmo da Água”, no Facebook, onde diariamente são publicadas inúmeras curiosidades acerca deste recurso natural. A campanha conta com o apoio da Rádio Comercial e do jornal Metro na sua divulgação e promoção, contribuindo para a mobilização dos portugueses para esta causa.
A campanha será ainda veiculada na rádio, imprensa, Facebook, no circuito de vídeo interno dos Centros: Centro Colombo, NorteShopping, CascaiShopping, Vasco da Gama, RioSul Shopping, LoureShopping, MaiaShopping, GaiaShopping, 8.ª Avenida, LeiriaShopping, Parque Atlântico, Estação Viana, Serra Shopping, GuimarãeShopping, CoimbraShopping, CC Centro de Portimão, AlbufeiraShopping, Via Catarina, AlgarveShopping, MadeiraShopping, ArrábidaShopping.
Fonte: GCI